Cerimônia marca um novo ciclo da empresa, responsável por implementar as políticas públicas de telecomunicações do Brasil
Realizada na tarde desta terça-feira, 23, a Cerimônia de Posse do Presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, lotou o auditório do ministério das Comunicações (MCom). A solenidade foi conduzida pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e contou com as presenças da secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino Mendes, do presidente do Conselho de Administração da Telebras e secretário de Telecomunicações do ministério, Maximiliano Martinhão, de parlamentares e autoridades do setor de telecomunicações.
Graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco, Fred Siqueira Filho atua há 26 anos no setor de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação, dos quais 21 anos foram dedicados à empresa Oi, onde ocupou diversos cargos.
Durante a cerimônia, o presidente da Telebras falou sobre a responsabilidade que terá. “Sei das dificuldades existentes, mas estou muito determinado e capacitado para superá-las, colocando em prática tudo aquilo que desenvolvi até o momento, no que tange a conhecimento técnico, gestão, liderança e relacionamento”, enfatizou.
Fred Siqueira Filho também falou sobre a missão da empresa: “ Nossa missão é promover políticas públicas de inclusão digital, com o compromisso de encontrar alternativas para impactar o máximo de pessoas possíveis, principalmente os que mais precisam, levando conectividade em alta capacidade com segurança para os cantos e recantos do nosso Brasil, através da rede com mais de 30.000 quilômetros de fibra óptica, uma cobertura do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que abrange mais de 8,5 milhões de Km² de área, com a melhor qualidade e disponibilidade, cujo papel é essencial para a universalização da banda larga no Brasil”, finalizou.
O ministro das Comunicações destacou o desafio da responsabilidade de conduzir a Telebras. “Desde o início a gente vinha buscando um perfil novo no mercado, um perfil arrojado para que liderasse esse processo, esse novo momento que a empresa vai viver daqui pra frente e todas essas características nós encontramos no Frederico e não tenho dúvidas que a Telebras, sob a sua direção, entregará resultados positivos. Vamos levar mais inclusão digital para o povo brasileiro, fazendo da Telebras uma grande parceira do Governo Federal”, destacou o ministro.
Já o presidente do Conselho de Administração da Telebras e secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, chamou atenção para as atividades da empresa. “A Telebras é uma empresa que tem um time bom, que entrega muito para a sociedade, e tem a possibilidade de fazer uma nova gestão nesse novo governo. Sabe as necessidades do setor de telecomunicações e do ministério das Comunicações, que é a inclusão digital”, afirmou.
SOBRE A TELEBRAS – Criada em 1972, a Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras) é uma sociedade empresarial de economia mista e de capital aberto, vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom). É o braço estratégico de telecomunicações do Estado brasileiro, responsável pelas comunicações seguras da Administração Pública Federal e pela execução de políticas públicas de inclusão digital do Governo Federal.