Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

FAQ-Mercado de ações

Confira aqui as dúvidas frequentes (FAQ) sobre Mercado de Ações.

 

As ações da Telebras, tanto as ordinárias como as preferenciais, são negociadas na [B]³ (Brasil, Bolsa, Balcão), sob o Código de Negociação “TELB3” (ordinárias) e “TELB4” (preferenciais).

A negociação deve ser feita através de corretoras, que realizam as ordens de compra e venda na [B]³. Para informar-se sobre os bancos ou corretoras cadastradas na [B]³ acesse a página (http://www.b3.com.br).

A custódia de ações compreende o serviço de guarda dos títulos, valores mobiliários e ativos financeiros, como as ações, por exemplo. O custodiante registra as ações em nome de quem as comprou, garantindo a sua propriedade. As ações da Telebras estão custodiadas no Banco Bradesco.

Para os acionistas detentores de ações registradas no Bradesco, toda e qualquer informação poderá ser obtida em qualquer uma de suas agências em todo território nacional. Para aqueles acionistas que possuem suas ações custodiadas em corretora de valores de sua confiança, toda e qualquer informação deverá ser obtida através da própria corretora.

A Telebras divulga suas informações, entre outros canais, por meio de Comunicados ao Mercado, Fatos Relevantes, Formulário de Referência e Informes aos Investidores. Essas informações são encaminhadas para CVM (www.cvm.gov.br) e, em seguida, disponibilizadas em nossa página de Relações com Investidores.
A Telebras também divulga suas Demonstrações Financeiras anuais nos jornais de grande circulação e no Diário Oficial da União.

Com a cisão do sistema Telebras os acionistas passaram a ter direito a mesma quantidade de ações que detinham da Telebras em cada uma das 12 empresas cindidas.
Com os processos de incorporação de companhias e outras operações societárias, as companhias anteriormente pertencentes ao sistema Telebras são atualmente representadas pelas seguintes empresas: OI S.A.; Telefônica Brasil S.A.; TIM Participações S.A.; CONTAX Participações S.A; Embratel Participações S.A., esta última incorporada pela Claro S.A. em 18/12/2014, companhia de capital fechado.
Para atualização da posição acionária referente a alguma (s) dessas companhias (com exceção da Claro S.A., cujo departamento de acionistas deve ser contatado diretamente), o acionista deverá se dirigir a uma das agências dos respectivos bancos custodiantes, ou, na hipótese de o investimento não ser localizado, deverá ser protocolada correspondência junto às referidas instituições.
Alerta-se que a relação de companhias e respectivas instituições depositárias das ações está sujeita a atualizações decorrentes de mudanças contratuais ou societárias.

Para o acionista que possuía quantidade menor ou múltiplo de 10.000 ações, tais frações foram leiloadas por intermédio da BM&FBOVESPA e o produto da venda, após último leilão, foi rateado aos acionistas na proporcionalidade das ações possuídas. Para recebimento do valor correspondente à venda dessas frações, o interessado deverá se dirigir a qualquer agência do Banco Bradesco S.A..

Mais detalhes e orientações constam do Aviso aos Acionistas publicado em 22/03/2011 disponível em Aviso aos Acionistas

Estes passaram a ser acionistas da Telefônica Brasil S.A (Vivo), atual denominação da Telesp Celular Participações S.A. (TCP). No presente momento, sob a custódia do Banco Bradesco.

Até o presente momento já ocorreram dois grupamentos de ações na Telebras:

Do primeiro grupamento de ações:

A Assembleia Geral Extraordinária – AGE da Telebras, realizada em 03/12/2010, aprovou um grupamento de ações na proporcionalidade de 10.000 (dez mil) para 1 (uma) ação, em cada espécie (ON e/ou PN).

As quantidades não múltiplas de 10.000 geraram frações que foram leiloadas pela BM&FBOVESPA, atual B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, e o produto da venda, após o último leilão de sobras, foi rateado entre os acionistas na proporcionalidade das ações possuídas. O valor referente às frações ficou disponível para resgate, em qualquer agência do banco Bradesco, por mais de 10 anos e foi considerado prescrito em 25/05/2021.

Do segundo grupamento de ações:

Em 02/03/2016 a Assembleia Geral Extraordinária da Telebras aprovou um grupamento de ações na proporcionalidade de 10 (dez) ações para 1 (uma) ação, em cada espécie (ON e/ou PN).

As frações de ações resultantes do grupamento foram somadas e vendidas em leilão na BM&FBOVESPA, atual B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, e o produto da venda, após o último leilão de sobras, foi rateado entre os acionistas na proporcionalidade das ações possuídas.

Dessa forma, desde 20/02/2019, o valor da venda das mencionadas frações está disponível para resgate em qualquer agência do Bradesco S.A.

Caso você tenha alguma pergunta específica sobre os resultados financeiros ou as ações da Telebras, é possível entrar em contato com a área de Relações com Investidores através dos seguintes canais:

 

  • Fone: (61) 2027-1410,  2027-1207 e 2027-1055
  • E-mail: investidores@telebras.com.br
  • E-mail alternativo: investidores.telebras@gmail.com
  • Endereço postal: SIG Quadra 04, Lotes 075, 083, 125 e 175 – Bloco A Salas 201, 202, 214 a 224 – Edifício Capital Financial Center CEP: 70610-440 – Brasília – DF

 

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão

VEJA TAMBÉM

Confira as respostas às dúvidas recorrentes sobre nossa empresa.

Saiba os objetivos e princípios da Lei 12.527/11 e como a aplicamos em nossa empresa.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Informações sobre a ouvidoria, consultas públicas e outras formas de participação popular.