Conselho Fiscal

Efetivos:

MARCELO SENNA VALLE PIOTO

Marcelo Senna Valle Pioto é Conselheiro Efetivo – Presidente do Conselho Fiscal (representante do Tesouro Nacional). Analista Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda; Coordenador-Geral de Análise Econômico-Fiscal de Projetos de Investimentos da Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda; FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento – IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Especialização/ MBA em Administração de Negócios – IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais; Pós-Graduação em Direito da Regulação – IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público; Graduado em Engenharia Mecânica – UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

JULIO FRANCISCO SEMEGHINI NETO

Julio Francisco Semeghini Neto é Conselheiro Titular (MCTIC). Engenheiro Elétrico, modalidade Eletrônica (FEI-1980), Especialização em Administração e Marketing, Fundação Carlos A. Vanzolini, USP, 1982, Conselheiro de Administração e Diretor-Presidente no período de 11/01/1995 a 02/04/1998 da PRODESP; membro de Conselho de Administração (19/04/2011 a 25/04/2018) da PRODESP, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, no período de 18/11/2011 a 31/12/2014, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Diretor-Presidente, Probit Indústria de Produtos Eletrônicos Ltda., São Paulo, SP, 1986-; Diretor, Probit Tecnologia Educacional Ltda., São Paulo, SP, 1992-1999; Gerente de Qualidade Industrial, Digirede, São Paulo, SP; Diretor Industrial e Comercial, T.D.A. Indústria de Produtos Eletrônicos, São Paulo, SP, 1987-1993; Diretor-Presidente, PRODESP, São Paulo, SP, 1995-1998; Presidente, Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Softex, 2001-2002. Vice-Presidente, Diretório Acadêmico, FEI, São Bernardo do Campo, SP, 1976-1977; Presidente, ABEP, São Paulo, SP, 1997-1998.; Membro, CONEI, São Paulo, SP, 1996-1998; Presidente, Conselho Deliberativo, ITS, São Paulo, SP, 1997-1999; Conselheiro, SUCESU, São Paulo, SP, 1998-; Membro, Câmara Portuguesa, São Paulo, SP, 2010; Membro, Conselho de Decanos do Prêmio Inovação FUTURECOM, São Paulo, SP, 201.

JOHNNY FERREIRA DOS SANTOS

Johnny Ferreira dos Santos é Conselheiro Titular (MCTIC). Engenheiro Civil (UFGO 1989), Especialização em Engenharia em Saúde Pública e Ambiental (USP-1997), Diretor de Gestão Estratégica da Secretaria-Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Diretor do Departamento de Águas e Esgotos da Secretaria Nacional de Saneamento de saneamento Ambiental das Cidades.

ANTONIO CARLOS DA SILVA ESTEVÃO

Antonio Carlos da Silva Estevão é Conselheiro Titular (Acionistas Minoritários). Graduado em Administração – Faculdade de Ciências Contábeis e Adm. Machado Sobrinho (1977) – Juiz de Fora – MG. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Sócio-Gerente Invest-Bem Ltda – Incentivos Fiscais – (1970 a 1974); Gerente de Vendas Tora Reflorestamento S.A. – Juiz de Fora – MG. -(1977 a 1978); Gerente autônomo de investimentos Banco Bozano Simonsen S.A. Juiz de Fora – MG – (1979 a 1982); Sócio-Gerente AC Assessoria e Adm. Ltda – Juiz de Fora – MG – (1983 a 1999); Conselheiro Fiscal Kordsa do Brasil Camaçari – BA; Conselheiro Fiscal Amazônia Celular S.A. Belém – PA.

AMIR GEORGE FRANCIS MATTA

Amir George Francis Matta é Conselheiro Titular(Acionistas Preferencialistas). Graduado em Administração de Empresa, com habilitação em Comercio Exterior, Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, conclusão em 1991, Experiência Profissional – 1984-1987 – Banco Itaú S/A, cargo escriturário na área de cobrança – 1988-2006 – J.L.Automóveis Ltda. – Gerente – compra e venda, troca e financiamento de automóveis novos e seminovos. 2007-2011 – Trader da Bolsa de Valores – compra e venda de ações, utilizando análise gráfica e fundamentalista. – Qualificações e Atividades Profissionais – Curso de Análise Técnica do Banco Santander (2007). Estudioso da empresa Telebras. desde 2007, antes de sua reativação.

Suplentes:

BÁRBARA VERÔNICA DIAS MÁGERO

Bárbara Verônica Dias Mágero é Conselheira Suplente (representante do Tesouro Nacional). Analista Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda; Coordenadora da Coordenação-Geral de Contabilidade – CCONT/STN da Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda. FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO Superior Graduação em Ciências Contábeis – Faculdade União Pioneira de Integração Social – Brasília-DF, Pós-Graduação, Pós-Graduação em Ciências Contábeis- Lato Sensu – Fundação Getúlio Vargas – Brasília/DF. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, Atualmente (2010- ) – Coordenadora de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. 2008-2010 – Gerente de Análise Contábil – Coordenação-Geral de Contabilidade da STN/Ministério da Fazenda. 1995-2005 – Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis – Coordenação-Geral de Contabilidade da STN/MF; 1989-1995 – Especialista em Educação – Secretaria de Educação do Distrito Federal; A partir de 2014 – Membro do Foro de Contadores da América Latina – FOCAL. Atualmente (desde 2015) – Conselheira Fiscal Titular junto à empresa Indústrias Nucleares do Brasil S.A. Atividades desenvolvidas: Membro da equipe técnica de elaboração do Manual SIAFI da Secretaria do Tesouro Nacional. Membro suplente da equipe técnica de elaboração dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, concernente a Demonstrações Contábeis e Consórcio, pelo Conselho Federal de Contabilidade; Gestão do Plano de Contas e Tabelas de Apoio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – Brasil. CURSOS E PALESTRAS, Palestrante no 1º Seminário Internacional de Contabilidade Pública, no painel sobre “A Experiência Internacional de Implantação do Sistema Integrado”. Instrutora no Curso de Pós-Graduação em Contabilidade Pública – Fundação Getúlio Vargas. Participação no Curso de Orçamento, Contabilidade e Controle, pelo Instituto de Estudios Fiscales, em Madri – Espanha. Palestrante no Encontro de Contadores da América Latina em Washington/DC- USA. Palestrante do I Focal – Encuentro del Foro de Contadores Gubernamentales de América Latina en Santiago – Chile (2014). Palestrante do II Focal – Encuentro del Foro de Contadores Gubernamentales de América Latina em Cartagena – Colômbia (2015). Curso de Extensão em Análise de Empresas Estatais – Módulo II (2014). Curso de Extensão em Análise de Empresas Estatais – Módulo III (2016).

CRISTINA VIDIGAL CABRAL DE MIRANDA

Cristina Vidigal Cabral de Miranda é Conselheira Suplente (representante do MCTIC). 2007 – 2012, Doutorado em Engenharia Elétrica, Área de concentração: Métodos de Apoio à Decisão – Modelos Estatísticos Lineares e Não Lineares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Título: Previsão de carga elétrica. Extensão do Holt-Winters com dois ciclos para inclusão de variáveis climáticas em diferentes frequências, Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Castro Souza, Bolsista do CNPq e da FAPERJ (Bolsa “Aluno Nota 10”), 2005 – 2006 Mestrado em Engenharia Elétrica Área de concentração: Métodos de Apoio à Decisão – Modelos Estatísticos Lineares e Não Lineares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Título: Previsão de dados de alta frequência para carga elétrica usando Holt-Winters com dois ciclos, Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Castro Souza, Bolsista da CAPES e da FAPERJ (Bolsa “Aluno Nota 10”), 2003 – 2003 Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais, Título: Modelos de previsão para a variável carga elétrica, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil, Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Castro Souza, 2000 – 2003 Graduação em Ciências Econômicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil, Título: Impactos da marcação a mercado sobre os investidores: o caso dos fundos DI, Orientador: Prof. Dr. Cid Botelho de Oliva Júnior, 2000 – 2004 Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES/JF, Juiz de Fora, MG, Brasil, Título: Sistema de clínica veterinária, Orientador: Prof. José Fonseca Marangon, Servidora efetiva no cargo de economista do Ministério das Comunicações (MC) desde maio de 2010.

TARCÍSIO BASTOS CUNHA

Tarcísio Bastos Cunha é Conselheiro Suplente (representante do MCTIC). Pós-graduação/Especialização: Marketing e Gestão de Turismo, curso de especialização, ago/2002 a nov/2003, pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília; Mídia e Política, curso de extensão, realizado pela Universidade de Brasília, mar/2005 a jul/2005; e Análise Política e Relações Institucionais, curso de especialização, pela Universidade de Brasília, concluído em nov/2010. Graduação: Publicidade e Propaganda, de jan/1995 a jun/1999, pela Universidade Tiradentes, Aracaju/SE. Experiência profissional: Funcionário do Banco do Brasil desde jan/1984. Em Licença-interesse do Banco, em mar/2000, atuou nas seguintes atividades: Agência Conceito Comunicação Integrada, em Sergipe, assumiu a Gerência de Clientes PJ da Empresa e desempenhando atividades de atendimento e planejamento, de mar/2000 a nov/2000; Make Marketing, empresa de marketing esportivo de Brasília, na função de Gerente de Projeto, de nov/2000 a jul/2002; CEMUSA-Corporation Europea de Mobiliário Urbano, empresa espanhola de mídia exterior que implantou no Brasil o conceito de Mobiliário Urbano, foi Gerente Comercial para o mercado de Brasília de jul/2002 a abr/2003. Retorna ao BB em mai/2003 e é Cedido à Presidência da República, como Assessor integra equipe da Subchefia de Assuntos Federativos-SAF. Deslocado, em nov/2008 da SAF para o Gabinete do Ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com a função de Assessor Especial no Gabinete do Ministro José Múcio Monteiro. Retorna ao BB em set/2009. Em fev/2012 assume Gerência Executiva de Cultura, Marca e Endomarketing da Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco e em out/2012, é deslocado para São Paulo na Gerência de Atendimento e Apoio ao Consumidor da Diretoria Clientes, onde coordena processo de reestruturação do SAC-Serviço de Atendimento aos Clientes do BB. Retorna, em dez/2013, pro Governo Federal, como Chefe-de-Gabinete da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Integra equipe do Ministro Gilberto Kassab no MCTIC, como Assessor Especial do Ministro, assumindo em nov/2016, a Diretoria de Gestão de Entidades Vinculadas-DGV, do MCTIC.

LEONARDO PEIXOTO ESTEVÃO

Leonardo Peixoto Estevão é Conselheiro Suplente (Acionistas Minoritários). Formação Acadêmica: MBA de Gestão de Negócios – IBMEC; Pós-Graduado em Gestão de Finanças Corporativas pela Estácio de Sá em Juiz de Fora – MG.; Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho – Juiz de Fora – MG. Conclusão em 2000. Experiências Profissionais: Consultor de Investimentos do Banco Itaú/Uniclass desde 02/2012 até a presente data; Agente de Investimento contratado pela XP Investimentos desde 09/2010 até 12/2011; Agente de Investimento contratado pela Gradual CCTVM S.A desde 10/2007 até 09/2010; Gerente de Captação de Clientes contratado pela Agora Sênior Corretora de Valores S.A. desde 05/2004 até 09/2007; Agente de Investimento contratado pela Égide C.T.V.M. Ltda. desde 1998 até a 04/2004; Atividades Complementares: Certificação CPA-20 – ANBIMA – 10/2010; Treinamento: Gestão da Venda – Gradual Corretora – 08/2010; Desvendando a Análise Técnica; Gradual Home Broker CCTVM S/A – 03/2008; Didática do Ensino Superior. Faculdade Estácio de Sá – 2002 * Mercado de Capitais: Produtos e Riscos. FGV 2001.

ALEXANDRE PEIXOTO ESTEVÃO

Alexandre Peixoto Estevão é Conselheiro Suplente (Acionistas Preferencialistas). Tecnologia em Informática Empresarial pela Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC. XP Investimentos Corretora de Câmbio Títulos e Valores Mobiliários – Agente Autônomo de Investimentos – dezembro 2010 a janeiro 2014. Gradual Corretora de Câmbio Títulos e Valores Mobiliários Ltda – Agente Autônomo de Investimentos – setembro 2007 a dezembro 2010. Ágora Sênior Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S/A – Gerente de Captação de Clientes – junho/2005 a setembro/2007. Ágora Sênior Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S/A – Agente Autônomo de Investimentos abril/2004 a junho/2005. Égide Corretora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda – Agente autônomo de Investimentos – maio/1998 a abril/2004. Responsável pela Filial em Juiz de Fora, durante todo o período de trabalho na Égide e também na Ágora Corretora. Até janeiro do corrente, respondia pelo escritório de representação da XP Corretora em Juiz de Fora. Atualmente atuo com vendas (desde 2014), tendo como principal canal a internet (comércio eletrônico), com mais de 6.000 produtos próprios anunciados, e ótima reputação no segmento que atuo. Atividades Desenvolvidas: Gerenciamento do escritório, visitas e captação de clientes pessoa física e jurídica, abertura de contas, atendimento aos investidores, gerenciamento de riscos, venda de produtos e serviços, distribuição e negociação de ativos financeiros (Bovespa e BM&F, Derivativos, Títulos Públicos, Fundos de Investimentos, aplicações em renda fixa de várias instituições financeiras), dentre outras. Conhecimentos em Informática: Possuo bom conhecimento de informática (pacote Windows, office e algumas linguagens de programação). Idiomas Inglês – Básico. Cursos e informações Complementares: Matemática financeira, Oratória, Marketing, Operador Sistema Eletrônico Bovespa, Informática. Juiz de Fora – MG, 22/12/2017.

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão