Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

A3P: conheça as ações do Programa de Sustentabilidade da Telebras

Na semana do meio-ambiente a Telebras lembra as ações de preservação realizadas pela A3P

 

A adesão formal da Telebras ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) ocorreu em setembro de 2018, mas a questão ambiental e de sustentabilidade do planeta sempre fez parte do cotidiano da empresa.  Um exemplo dessa preocupação foi o cuidado durante as obras de engenharia durante a construção da parte terrestre do SGDC. Todo o descarte  dos entulhos foram realizados em locais homologados e indicados pelos órgãos legais, preservando possíveis danos ambientais.

 

A Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Telebras planeja e executa ações com a meta de implementar as orientações definidas nos princípios da Agenda sobre redução dos impactos negativos ao meio ambiente decorrentes das atividades da Telebras. São planejadas ações inspiradas na filosofia do 5R (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) para diminuir resíduos, evitar o desperdício de recursos e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente da empresa por meio de ações positivas e integrativas. Confira algumas ações da A3P na Telebras:

 

Visando estimular o engajamento e a participação dos colaboradores da empresa na pauta ambiental foi realizado um concurso interno para escolha do mascote da A3P. O simpático satélite inspirado no SGDC foi batizado de Sateco, após a votação.

Foi realizada em 2018 campanha interna para remoção dos copos descartáveis. Baseada em informação sobre os prejuízos ambientais do uso extensivo do copo descartável e também nos malefícios que os produtos desprendidos dos copos em contato com água quente ou fria acarretam ao organismo, a campanha conseguiu adesão de praticamente 100% dos colaboradores. A Telebras reduziu a praticamente zero o consumo dos 25 mil copos plásticos consumidos por ano.

Com a implementação do Sistema Eletrônico de Documentos em 2020, o SIGA-DOC, a Telebras passou a economizar 90% do consumo interno de papel.

Com a estimativa que cada árvore de eucalipto produz 20 resmas de papel, a ação passou a poupar 78 árvores por ano. Praticamente uma pequena floresta.

O lixo eletrônico tem grande capacidade de poluir o meio ambiente devendo seu descarte ser realizado de forma apropriada, possibilitando inclusive o reparo e reintrodução dos componentes no mercado.

A Telebras possui  padrão ouro para o desfazimento de bens e equipamentos de informática. Em 2018, todos os equipamentos foram doados para projetos sociais para reaproveitamento. Aparelhos celulares foram recolhidos para reciclagem por uma empresa certificada.

 

Com informações de Marisa Cruz da A3P-Telebras

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados