O evento de lançamento do Meninas Telecom, realizado no dia 23 de abril, marcou o início de uma iniciativa estratégica voltada ao incentivo da participação feminina nas áreas de telecomunicações e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
O programa é uma realização do Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com a Anatel, e contou com a presença da Diretora Administrativo‑Financeira da Telebras, Tatiana Rúbia Melo Miranda, como referência para as meninas participantes.
Ao longo do dia, cerca de 120 estudantes, oriundas de quatro escolas do Distrito Federal e entorno, participaram de atividades pensadas para promover inspiração, conexão e senso de pertencimento às áreas de tecnologia e telecomunicações.
O evento tem como foco aproximar estudantes do ensino médio de experiências práticas, referências inspiradoras e oportunidades no setor.
A diretora Tatiana Rúbia Melo Miranda atuou como mentora e integrou o painel de apresentação do programa Meninas Telecom, que contou ainda com a presença de Sônia Faustino, secretária‑executiva do Ministério das Comunicações; Cristina Camarate, superintendente da Anatel; e Sheila D’Amorim, conselheira do Grupo Mulheres do Brasil, que fortaleceram o diálogo institucional sobre diversidade, equidade e inclusão no setor, além de participar de uma roda de conversa com as estudantes.
Durante sua fala, Tatiana Rúbia destacou a importância da representatividade feminina nas telecomunicações e compartilhou sua trajetória como primeira mulher a ocupar o cargo de diretora na Telebras. Ela ressaltou o significado de integrar uma empresa pública responsável por levar conectividade a regiões remotas do país, ampliando o acesso à informação, a serviços e a oportunidades.
A diretora também abordou os desafios ainda presentes no setor, lembrando que, muitas vezes, mulheres são as únicas em ambientes técnicos ou em mesas de decisão, e reforçou a importância do empoderamento feminino, do apoio entre mulheres e da ocupação consciente desses espaços.
Representatividade em diferentes estágios da carreira
Como gesto simbólico e pedagógico, Tatiana fez questão de levar ao evento três representantes femininas da Telebras, ilustrando diferentes momentos da trajetória profissional: Janine Max e Madalene Vertelo, coordenadoras da GIRC e da GGP, respectivamente, como referências de liderança, e Sabrina Pereira, estagiária da DAFRI, representando o início da jornada profissional e o potencial das novas gerações.
A presença das três reforçou a mensagem de que há espaço para mulheres em todas as fases da carreira e que o setor de telecomunicações pode e deve ser construído com diversidade.
Compromisso com o futuro
O evento contou ainda com a apresentação das mentoras, a assinatura simbólica de compromisso com o projeto, registros fotográficos coletivos e um almoço de integração com as estudantes, fortalecendo os laços criados ao longo do encontro.
O lançamento do Meninas Telecom consolida‑se como um marco importante na promoção da equidade de gênero nas áreas de telecomunicações e TICs, ao conectar jovens estudantes a mulheres que já transformam o setor e abrir caminhos para que novas histórias sejam construídas.
Ao longo de 2026, o programa seguirá com encontros coletivos, conforme a disponibilidade das mentoras, ampliando o impacto da iniciativa e contribuindo para a formação de uma rede sólida de apoio, inspiração e protagonismo feminino.


