Conselho de Administração

VITOR ELISIO GÓES DE OLIVEIRA MENEZES

Vitor Elísio Góes de Oliveira Menezes é Presidente do Conselho de Administração da Telebras (MCOM). Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes de Aracajú (2004), Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (2011), Pós-Graduado em Regulação de Telecomunicações (INATEL-2011), Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Presidente do Conselho de Administração da Telebras, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação na Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Atualmente é Secretário Executivo do MCOM.

José Afonso Cosmo Júnior

José Afonso Cosmo Júnior é Conselheiro (Representante do MCOM). Mestre em Engenharia Elétrica, engenheiro eletricista, bacharel em direito e especialista em regulação da Anatel, é atualmente Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. Reúne experiências na iniciativa privada, tendo passado por empresas de engenharia de telecomunicações e implantação de redes móveis, como também por consultoria especializada no desenvolvimento de projetos e soluções para o setor.  José Afonso liderou em diversas missões da administração brasileira na União Internacional de Telecomunicações (UIT), atuando nos grupos de trabalho de propagação e administração do espectro, serviços fixos, móveis e por satélite. No MCom, participou da elaboração dos estudos que levaram à edição da Portaria que estabeleceu a política pública a ser observada na licitação das faixas de frequências para o 5G e coordenou o programa GESAC, que deu lugar ao Wi-Fi Brasil.  Na Anatel, participou da formação e construção inicial da agência, trabalhando na elaboração da regulamentação de condições de uso das faixas de frequências, destacando-se o Regulamento de Uso do Espectro e o Regulamento de Exposição Humana a Campos Eletromagnéticos de Radiofrequências. Foi gerente regional em duas unidades descentralizadas, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Atuou como assessor do Conselho Diretor e gerente-operacional de engenharia de espectro. Em sua passagem pela Assessoria de Relações Institucionais da agência, acompanhou temas relacionados às telecomunicações e radiodifusão junto ao Senado Federal, período em que contribuiu para pautas importantes para o setor, como a revisão da Lei Geral de Telecomunicações, a Lei do Fust, a Lei Geral das Antenas, a desoneração das antenas do VSAT e de dispositivos de Internet das Coisas.

MAXIMILIANO SALVADORI MARTINHÃO

Maximiliano Salvadori Martinhão é Conselheiro (representante do MCOM). Assessor Especial do Ministro de Estado do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, nasceu em 1971, em Campinas/SP. É Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, de Santa Rita do Sapucaí – MG, Mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde no Reino Unido. Advogado formado no Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Foi Presidente da TELEBRAS, Secretário de Política de Informática do MCTIC, Secretário de Telecomunicações no Ministério das Comunicações e exerceu o cargo de Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro da ANATEL, tendo ocupado outras posições Gerenciais e de Assessoria na Agência. Atuou como Engenheiro de Planejamento do Sistema TELEBRÁS. Foi representante da Administração Brasileira em diversos fóruns nacionais e internacionais de telecomunicações. Titular de cargo efetivo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações desde 2005, na ANATEL. Atualmente é Secretário de Radiodifusão do MCOM e Secretário Interino de Telecomunicações do MCOM.

HÉLIO MARCOS MACHADO GRACIOSA

Hélio Marcos Machado Graciosa é Conselheiro (Representante Independente). Engenheiro de Telecomunicações (1970) e Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (1972) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC. Graduado no curso de Conselheiro de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2008). Foi Professor da PUC/RJ e da Universidade Gama Filho. Trabalhou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras de 1973 a 1976 e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) da TELEBRAS desde sua criação, em 1976, tendo atuado nas áreas de transmissão digital, comunicações ópticas, microeletrônica, Planejamento tecnológico e planejamento estratégico. Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento das Telecomunicações Brasileiras S/A – TELEBRAS de fev/1995 a jul/1998. Foi Presidente do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (1998 a 2015) e Presidente do CPqD Technologies & Systems Inc., em Fort Lauderdale (2000 a 2015). Durante a sua gestão o CPqD criou várias startups de base tecnológica nas áreas de NGN, sistemas ópticos, fotônica integrada, serviços de encontro de contas em elecomunicações, sensores ópticos, serviços de prevenção a fraudes. Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Participou em diversas bancas de tese de mestrado, como também apresentou diversos trabalhos em seminários nacionais e internacionais. Foi por diversas vezes Patrono de turmas de cursos de Administração e Engenharia de várias universidades. Foi durante 4 anos (1990-1994), Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) . Atualmente é Sócio Emérito da SBrT. Foi Presidente do Conselho de Administração da TELESC , da TELEBAHIA, da PADTEC,da TRÓPICO e membro dos Conselhos da TELERGIPE, CLEARTECH, da TELEBRASIL e da ALGAR, onde também foi membro do Comitê de Governança Corporativa. Foi Diretor da TELEBRASIL , Presidente do Conselho Deliberativo da SISTEL e membro do Conselho Curador da Fundação Fórum Campinas. Vencedor do Prêmio “Personalidade do Ano de 2000” na Área de Telecomunicações, organizado pela Advanstar e RNT. Atualmente é membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da FIESP, Diretor da Divisão de Telecomunicações da FIESP, Coordenador de Área de Pesquisa para Inovação da FAPESP e Mentor de Startups.

ROMERO PINTO PEDROSA

Romero Pinto Pedrosa é  Conselheiro Representante dos Empregados. Graduado em Ciências Econômicas e Contabilidade. Pós graduação em Gestão Pública (2012) e atualmente cursando MBA/Mestrado em Administração e Direção de Empresas com ênfase em Project Management pela Escola de Negócios de Barcelona. É especialista em gestão de telecomunicações – Telebras Telecomunicações Brasileiras. Possui experiência profissional de mais de 20 anos nas áreas Administrativa/Financeira e de mercado de capitais, desenvolvida em empresas no Brasil e Exterior (EUA). Carreira desenvolvida na área de finanças corporativas e controladoria em empresas de grande porte e multinacionais como: Telebras S/A.; Oi/BrasiTelecom; Tech Data. atua como analista/especialista, sendo responsável pelos relatórios financeiros, bem como por análise de investimentos e mercado de capitais. É analista financeiro e de controle. Experiência em elaboração e controle de orçamentosSendo encarregado do controle dos recursos financeiros para investimentos. Responsável pelas análises econômico-financeiras de investimentos de projetos  

LAURO ARCÂNGELO ZANOL

Lauro Arcângelo Zanol é Conselheiro (Acionistas Minoritários). Formação Acadêmica em Ciências Jurídicas e Sociais – UFRGS Graduação em Dezembro de 1985 Experiência Profissional 1975-2007 – BANCO DO BRASIL S.A. 1986 em diante – Advogado/Assessor Jurídico (OAB/RS sob n° 22.462) 1995-1997 – Administrador de Empresa na Itália 2004 em diante – Editoria e Direção de websites. Qualificações e Atividades Complementares Italiano (nível avançado). Inglês (nível médio). Espanhol (nível básico). Cursos: Contabilidade, Análise de Balanços, Análise de Projetos, Investimentos, Câmbio e Comércio Exterior. Cargos exercidos na Superintendência Estadual do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul: Analista, Assessor, Coordenador de Equipe, Chefe de Setor, Gerente de Câmbio e Comércio Exterior. Informações Adicionais 1976 – Formação Militar – 2° Tenente da Reserva do Exército Brasileiro 1995-1997 – Administrador legalmente constituído da empresa La Pagoda Srl., na cidade de Florença / Itália. 2002-2006 – Conselheiro Fiscal da CCIRS – Câmara de Comércio Italiana para o Rio Grande do Sul. 2004-2010 – Editor para o Brasil do site www.acmilan.com 2005 em diante – Diretor para o Brasil do site www.goal.com.

AMIR GEORGE FRANCIS MATTA

Amir George Francis Matta é Conselheiro (Acionistas Preferencialistas). Graduado em Administração de Empresas, com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Metodista de Ensino Superior, conclusão em 1991. Experiência Profissional: De 1984-1987 – Bancário / Banco Itaú S/A, área de cobrança. De 1988-2006 – J.L. Multimarcas Ltda. – Diretor Comercial: Atuação no planejamento de abertura de novos pontos de vendas e formação de novas equipes comerciais. Responsável pela implantação de processos de atendimento, desenvolvimento de estratégias comerciais e de mídia. Implantação de programas de qualidade. Experiência no relacionamento com montadoras e desenvolvimento de parcerias com financeiras e fornecedores. Atuação direta no desenvolvimento de estratégias de mídia junto a agências de publicidade ligadas a montadoras e criação de novos canais de vendas. De 2007 até o presente, atuando  como Agente Autônomo de Investimentos (Mercado de capitais), utilizando análise gráfica/técnica e fundamentalista. De 2011 a 2020 foi Conselheiro Fiscal da Telebrás. De 2014-2020 – Consultoria de TI com foco no aprimoramento das soluções e produtos, bem como na busca de novos padrões de atuação no mercado. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Banco da Amazônia. Qualificações: Idioma inglês. Em 2007 Certificado de Análise Gráfica / Análise Técnica – Banco Santander – Conceito de Bulllish e Bearish Market, Análise de Candles com Estratégia, LTA e LTB, Suportes e Resistências, Triângulos, Cunhas, Bandeiras, Figuras de reversão. Em 2017, Certificado NEGÓCIOS PÚBLICOS GRUPO ” Novo Regime Jurídico das Estatais “, Governança, Regime Societário e Licitações conforme Lei Federal nr 13.303/16. Em 2018, INSTITUTO PROTEGE ESCOLA BRASIL, Certificado Governança, Compliance, Controle Interno e Gestão de Risco nas ESTATAIS, para Alta Administração. Em 2019, Certificado GGP TELEBRAS ” Direito Societário e Mercado de Capitais, Produtos e Serviços, Governança e Compliance, Licitações e Contratos “.

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão

VEJA TAMBÉM

RECEITAS E DESPESAS

Confira os relatórios sobre a execução orçamentária

DIÁRIAS E PASSAGENS

Informações de diárias e passagens.

Aqui tem transparência ativa