Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão colegiado, integrado por oito membros, que exercem a administração superior da Telebras. É assessorado pelo Comitê de Auditoria-COAUD.

JULIO FRANCISCO SEMEGHINI NETO

Julio Francisco Semeghini Neto é Conselheiro Presidente (Representante do MCOM). É engenheiro elétrico pela Faculdade de Engenharia Industrial. No campo profissional, foi secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (2019-2020), secretário do Governo Municipal da Prefeitura de São Paulo (2017-2018) e secretário estadual de Gestão Pública no Governo do Estado de São Paulo (2011-2014). Foi deputado federal pelo Estado de São Paulo (1999-2011).

 

GIL PINTO LOJA NETO

Gil Pinto Loja Neto é Conselheiro Vice-Presidente (Representante do MCom). É mestre em Economia (Avaliação de Políticas Públicas e Desenvolvimento) pelo IPEA, Administrador (CRA/DF) e Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com MBA em Engenharia Econômica e Administração Industrial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Loja Neto também possui especialização em Gestão de Empresas e Marketing pela Escola Superior de Propaganda na ESPM e é especialista em Gestão de Hospitais Universitários pelo Instituto Sírio e Libanês de Ensino e Pesquisa. No campo profissional, é auditor federal da CGU, com experiência em funções de gestão e supervisão de auditoria e controle. De 2006 a 2021, atuou como CEO de Auditoria de grandes instituições públicas e atualmente exerce o cargo de chefe da Assessoria Especial de Controle Interno (AECI) do Ministério das Comunicações.

MARCO NORCI SCHROEDER

Marco Norci Schroeder é Conselheiro (Representante do MCom). É economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Gestão na Harvard Business School. Fez carreira na indústria de comunicação e telecomunicações nos últimos 30 anos, onde atuou como diretor e presidente de diversas empresas do setor. Teve atuação como membro do Conselho Fiscal na Fundação Atlântico por aproximadamente 10 anos, atualmente é membro do Conselho Fiscal do Vasco da Gama SAF e conselheiro deliberativo da Sistel desde dezembro de 2008, onde já atuou como presidente do conselho.

JERÔNIMO JOSÉ CABRAL GUEDES

Jerônimo José Cabral Guedes é Conselheiro (Representante Independente). É engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Técnico em Telecomunicações pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Profissionalmente, atuou como assessor técnico e consultor legislativo na Câmara dos Deputados, acompanhando assuntos relacionados à área de Telecomunicações. Também tem experiência como coordenador de novos serviços para empresas de telecomunicações, como engenheiro de desenvolvimento de sistemas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

JORGE RICARDO BITTAR

Jorge Ricardo Bittar é Conselheiro (Representante Independente). Engenheiro Eletrônico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com experiência em planejamento, gestão e desenvolvimento em projetos em tecnologia da informação e comunicação. Foi deputado federal por quatro mandatos, com forte atuação na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática. Também foi secretário de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Telebras (2015-2016). Como consultor, trabalhou com empresas de telecomunicações, sobretudo em redes de internet, e coordenou uma parceria público privada para implantar redes de internet no estado do Maranhão.

LAURO ARCÂNGELO ZANOL

Lauro Arcângelo Zanol é Conselheiro (Acionistas Minoritários). É graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), pós-graduando em Direito Empresarial pelo Instituto Pedagógico Brasileiro e Conselheiro Fiscal Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Aposentado do Banco do Brasil (1975-2007), Zanol foi membro dos conselhos Fiscal e de Administração da Câmara de Comércio Italiana para o RS (1999-2006) e membro do Conselho Fiscal da Telebras (2010-2013). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Telebras (de 2014 até o presente) e membro do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia S.A. (2019-2021).

JOÃO CALDEIRA BRANT MONTEIRO DE CASTRO

João Caldeira Brant Monteiro de Castro é Conselheiro (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado em Regulação e Políticas de Comunicação pela London School of Economics e doutorado em Ciência Política pela USP. Trabalhou por mais de 10 anos em organizações da sociedade civil, em temas como liberdade de expressão, infraestrutura de telecomunicações e direitos da Internet. Atuou como Assessor Especial na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre 2013 e 2015 e foi Secretário Executivo do Ministério da Cultura de 2015 a 2016.

micheli vieira chervinski

Micheli Vieira Chervinski é Conselheira (Representante dos Empregados). Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto de Educação Superior de Brasília, pós-graduada em Gestão de Tecnologia da Informação na Administração Pública pelo Instituto IMP de Ensino Superior. Com mais de 10 anos de experiência em infraestrutura de rede de gestão de centro de dados. Atualmente, atua como Engenheira de Redes na Telebras na Gerência de Redes e Engenharia e Plataformas. Anteriormente, desempenhou a função de Gerente de Datacenter no SERPRO, gerenciando operações críticas para a Receita Federal do Brasil.

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão

VEJA TAMBÉM

RECEITAS E DESPESAS

Confira os relatórios sobre a execução orçamentária

DIÁRIAS E PASSAGENS

Informações de diárias e passagens.

Aqui tem transparência ativa