Três novos pontos de conexão do programa Wi-Fi Brasil ativados pela Telebras na tarde dessa quinta-feira, 19, passam a levar acesso à internet ilimitada e de alta velocidade a mais um órgão de segurança pública no estado do Amazonas, a uma escola pública e uma associação de moradores no estado de Minas Gerais, ampliando a inclusão digital e social dessas comunidades por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
O 1º Grupamento de Polícia Militar (GPM) da cidade de Alvarães, que fica a 531 quilômetros da capital amazonense, passa a contar com acesso à internet via SGDC a partir de hoje. Esse é mais um reforço à segurança dos 11.251 habitantes do local, proveniente do programa Wi-Fi Brasil, para ampliação do policiamento ostensivo, inibição na prática de crimes e maior agilidade no acesso a prontuários e investigações criminais com o auxílio digital. Este é o segundo ponto Wi-Fi Brasil instalado nesta semana para apoio à segurança pública no município, já que na quarta-feira, 18, a 57ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) também passou a contar com acesso à internet instalado pela Telebras.
A partir de hoje, professores e alunos da Escola Municipal Ribeira do Capim Assú (foto), do município de Jordânia (MG), passam a utilizar um ponto de conexão Wi-Fi Brasil para acesso a pesquisas e uma ampla variedade de conhecimentos, jogos e conteúdos educativos como forma complementar a educação formal. A cidade fica na região do Jequitinhonha e possui cerca de 10,8 mil habitantes.
A Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Pedrão, no município mineiro de Pedralva, comemorou a chegada da banda larga ilimitada e de alta velocidade da conexão Wi-Fi Brasil, instalada na tarde de hoje pela Telebras.
Apontado como “encantador” pelos moradores, o bairro Pedrão possui um tradicional clube de futebol (Pedrão Futebol Clube). É repleto de belezas naturais e tem como principal ponto turístico a ‘Pedra do Pedrão’, uma montanha com formação rochosa que propicia uma vista panorâmica a 1.400 metros de altitude. A pedra é muito utilizada também para a prática de esportes ao ar livre, como voo livre, rapel, escalada, trilhas de bike e motos, além de caminhada.
O município mineiro de Pedralva fica no maciço da Serra da Mantiqueira. Possui aproximadamente 14,6 mil habitantes. É uma cidade interiorana de gente simples e acolhedora, com uma arquitetura histórica aconchegante, uma natureza exuberante e rodeada de montanhas ideais para a prática de esportes de aventura, ecoturismo e turismo rural. A principal atividade econômica no município é a agropecuária, com ênfase nos cafezais e bananais, possuindo também produção de arroz, milho e hortifrutigranjeiros, gado de leite e corte, suinocultura e produção de ovos. A produção de orgânicos se destaca regionalmente, atuando em feiras e promovendo capacitações aos produtores locais.
Instalações em agosto
Com a ativação desses três novos pontos em Avarães (AM), Jordânia e Pedralva (MG), a Telebras já instalou 36 novas conexões Wi-Fi Brasil no mês de agosto, levando o acesso à segurança, escolas públicas, associação de moradores e centros de educação e defesa social das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.
O Amazonas foi o estado mais contemplado este mês até o momento, com 23 novos pontos Wi-Fi Brasil, dos quais cinco conexões atenderam Centros Multifuncionais de Educação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (Pátria Voluntária), que tem como objetivo ajudar, por meio de doações, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O segundo estado com maior ativação de pontos, em agosto, foi Minas Gerais (8 pontos), conectando à internet, além da escola municipal de Jordânia e da associação de moradores de Pedralva, outros órgãos relevantes como, por exemplo, o posto de saúde de São Sebastião da Barra, no município de Marilac, localizado do Vale do Rio Doce; o posto de saúde da cidade de Careaçu; a associação de moradores do município de Pompéo; e a escola municipal José de Moura Bueno, em Munhoz.
Três novos pontos também foram instalados na quarta-feira, 18, no estado de Sergipe. Um deles fica na escola Marechal Arthur da Costa e Silva da cidade de Indiaroba, que possui 15.861 habitantes; outra conexão à internet passa a atender a unidade de Saúde da Família do povoado Estiva dos Paus, em Japoatã, que conta com 13.434 moradores. Os amapaenses passam a contar com o acesso à internet instalado no Centro de Integração de Operações da Defesa Civil para reforçar o auxílio às atividades dos profissionais na prevenção de alagamentos e outros desastres naturais na cidade de Macapá.
O Wi-Fi Brasil
O Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades remotas do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.