Cômite de auditoria

O Comitê de Auditoria Estatutário – COAUD é um órgão colegiado que se reporta ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar o referido Conselho no que concerne ao exercício das suas funções de auditoria, supervisão e fiscalização.

O COAUD, com as prerrogativas, atribuições e encargos previstos na legislação e regulamento aplicáveis, compõe-se de 3 (três) membros efetivos, em sua maioria independentes, com mandato de 2 (dois) anos não coincidente para cada membro, permitida uma reeleição.

Contato: coaud@telebras.com.br

Regimento Interno do comitê de auditoria

Hélio marcos machado GRACIOSA

Hélio Marcos Machado Graciosa é Presidente do Comitê e Conselheiro (Representante Independente). Engenheiro de Telecomunicações (1970) e Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (1972) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC. Graduado no curso de Conselheiro de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2008). Foi Professor da PUC/RJ e da Universidade Gama Filho. Trabalhou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás de !973 a 1976 e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) da TELEBRÁS desde sua criação, em 1976, tendo atuado nas áreas de transmissão digital, comunicações ópticas, microeletrônica, planejamento tecnológico e planejamento estratégico. Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da TELEBRÁS de fev/1995 a jul/1998. Foi Presidente do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (1998 a 2015) e Presidente do CPqD Technologies & Systems Inc., em Fort Lauderdale (2000 a 2015). Durante a sua gestão o CPqD criou várias startups de base tecnológica nas áreas de NGN, sistemas ópticos, fotônica integrada, serviços de encontro de contas em telecomunicações, sensores ópticos, serviços de prevenção a fraudes. Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Participou em diversas bancas de tese de mestrado, como também apresentou diversos trabalhos em seminários nacionais e internacionais.  Foi por diversas vezes Patrono de turmas de cursos de Administração e Engenharia de várias universidades. Foi durante 4 anos (1990-1994), Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT).  Atualmente é Sócio Emérito da SBrT. Foi Presidente do Conselho de Administração da TELESC, da TELEBAHIA, da PADTEC, da TRÓPICO e membro dos Conselhos da TELERGIPE, CLEARTECH, da TELEBRASIL e da ALGAR, onde também foi membro do Comitê de Governança Corporativa. Foi Diretor da TELEBRASIL, Presidente do Conselho Deliberativo da SISTEL e membro do Conselho Curador da Fundação Fórum Campinas. Vencedor do Prêmio “Personalidade do Ano de 2000” na Área de Telecomunicações, organizado pela Advanstar e RNT. Recebedor do “ Prêmio Personalidade do Ano” de 2015, concedido pela Momento Editorial a pessoas que se destacam em seu trabalho pelo desenvolvimento do setor de comunicações. Agraciado com a comenda “ Mérito das Comunicações” concedida pelo Ministério das Comunicações em maio/2016. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Telebras (Conselheiro Independente), onde também é presidente do Comitê de Auditoria e membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração. É membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da FIESP, Diretor da Divisão de Telecomunicações da FIESP, Coordenador de Área de Pesquisa para Inovação da FAPESP, Professor do Curso “ FAPESP PIPE- HIGH-TECH Entrepreneurial Training Program “, Fundador e Diretor do Instituto iCorps ,  Presidente do Conselho Consultivo do Fórum Brasileiro de IoT.

MIGUEL DA SILVA NEUBERN JÚNIOR

Miguel da Silva Neubern Júnior é membro do Comitê de Auditoria Estatutário.Formado em Ciências Contábeis; Pós-Graduado em Direito Constitucional e em Auditoria; Pós-Doutorado em Engenharia de Telecomunicações; Iniciou sua carreira como Auditor Interno em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de energia, telecomunicações, serviços, varejo, construção civil e previdência privada, onde teve forte atuação em implementação e estruturação de áreas como Auditoria Interna, Riscos, Compliance e Antifraude. Também exerceu a função de conselheiro fiscal de duas instituições de Previdência Privada do Grupo Brasil Telecom; Possui grande experiência em auditorias nas seguintes áreas: contábil, financeira, tributos, faturamento, orçamento, tesouraria, fundação de previdência privada, investimentos, gestão de riscos, dentre outros. Realizou diversos trabalhos em conjunto com auditorias e consultorias externas, trabalhos de auditoria e compliance para o atendimento da legislação Americana (SOX, FCPA e SEC) e Brasileira (CVM, SIA, órgãos reguladores, Anticorrupção, entre outras), além de interlocução com órgãos governamentais de controle (Aneel, Anatei, CGU e TCU); Atualmente presta serviço como Consultor Independente (PJ), sendo responsável pelas atividades de Compliance, Auditoria, Riscos e acompanhamento do acordo de leniência.

LOURIVANA rodrigues de lima

Lourivana Rodrigues de Lima é membro do Comitê de Auditoria Estatutário.Formada em Ciências Contábeis. Está cursando Direito e concluindo Pós-Graduação em Contabilidade Forense e Investigação de Fraudes; Possui 15 anos de experiência nos segmentos de auditoria interna e externa, perícia contábil, controles internos e como contadora em empresas de diversos ramos (previdências privadas, instituições financeiras, sem fins lucrativos/terceiro setor, de ensino básico e superior, seguradoras, indústrias, organismos internacionais, entidades públicas, companhias de energia elétrica, cooperativas de crédito, farmacêutico, entre outras); Atuou como gestora interina da Auditoria Interna da UBEC, reportando-se diretamente ao Conselho de Administração, ao Comitê de Auditoria e à Diretoria Executiva assuntos concernentes aos trabalhos realizados; apresentação e discussão de recomendações de melhorias relativas às áreas avaliadas; mapeamento e auditoria dos processos operacionais e contábeis, elaboração de orçamento e relatórios de controles internos, orientação, treinamento e supervisão da equipe de campo, acompanhamento das rotinas e implementação de planos de ação apontados pela Auditoria Interna e Externa. Foi responsável pela Auditoria das demonstrações financeiras de empresas em diversos segmentos, de projetos internacionais (BID, Banco Mundial/BlRD, USAID e Comunidade Européia); Controles Internos e Due diligence do Banco do Brasil S.A. Como auditora, realizou reportes para o Comitê de Auditoria – COAUD, quer seja como auditoria interna ou externa.

Atas do COAuD

2021:

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão

VEJA TAMBÉM

ORGANOGRAMA

Conheça nosso corpo de líderes

Atuação

Conheça o objeto de trabalho, nossas funções e a nossa abrangência

Canais de contato