comitê de pessoas, elegibilidade, sucessão e remuneração TELEBRAS

Compromisso com a Gestão

Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração da Telebras-CPESR visa auxiliar os acionistas na verificação da conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais. Constituído por 3 (três) membros de outros comitês, preferencialmente o de auditoria, ou por empregados ou conselheiros de administração, sem remuneração adicional, conforme previsto no Decreto nº 8.945/2016, Art. 21, § 3°.

Os membros eleitos possuem mandato unificado de 2 (dois) anos, não sendo permitidas reconduções para o mandato seguinte, que permanecerão no exercício de seus cargos até a eleição e investidura de seus sucessores.

Para entrar em contato com o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração: cpesr@telebras.com.br

Regimento Interno do comitê

CONHEÇA OS MEMBROS DO CPERS

Miguel da Silva Neubern Júnior

Miguel da Silva Neubern Júnior é membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração. Formado em Ciências Contábeis pela UNB-DF, especialista em Auditoria, pós graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Esad/Funcefet – RJ e em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, mais de 25 anos de experiência em Auditoria Interna, dos quais 13 em cargos de gestão. Carreira em grandes empresas  no Setor Elétrico como Norte Energia e Grupo Energisa S/A e também no Setor de Telecom – Brasil Telecom e Oi e setor de construção civil no Grupo Camargo Corrêa. Atuação também em outros setores, sendo responsável pela implantação de áreas de Compliance, Auditoria e Riscos. Atuação como Conselheiro Fiscal de entidades fechadas de previdência complementar – EFPC e membro independente de comitês de auditoria. Sólida experiência em procedimentos e rotinas de compliance, auditoria interna baseada em riscos, implantação e gestão de Linha Ética (Código de Conduta) e apuração de denúncias (investigações). Reporte para Alta Administração e Conselho de Admin/Fiscal. 

Hélio Marcos Machado Graciosa

Hélio Marcos Machado Graciosa é Conselheiro Representante Independente. Engenheiro de Telecomunicações (1970) e Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (1972) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC. Graduado no curso de Conselheiro de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2008). Foi professor da PUC/RJ e da Universidade Gama Filho. Trabalhou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras de 1973 a 1976 e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) da Telebras desde sua criação, em 1976, tendo atuado nas áreas de transmissão digital, comunicações ópticas, microeletrônica, planejamento tecnológico e estratégico. Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras (1995 a 1998). Foi Presidente do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações de 1998 a 2015 e Presidente do CPqD Technologies & Systems Inc., em Fort Lauderdale de 2000 a 2015. Foi Presidente do Conselho de Administração da Telesc, da Telebahia, da Padtec, da Trópico e membro dos Conselhos da Telergipe, Cleartech, da Telebrasil e da Algar, onde também foi membro do Comitê de Governança Corporativa. Foi Diretor da Telebrasil, Presidente do Conselho Deliberativo da Sistel , membro do Conselho Curador da Fundação Fórum Campinas e Coordenador de Área de Pesquisa para Inovação da FAPESP. Atualmente é membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da Fiesp, Diretor da Divisão de Telecomunicações da Fiesp, Presidente do Conselho Consultivo do Fórum Brasileiro de IoT, Fundador e Diretor do Instituto iCorps Brasil, Presidente do Comitê de Auditoria da Telebras e membro do Comitê de Pessoas , Elegibilidade, Sucessão e Remuneração da Telebras.

Lauro Arcângelo Zanol

Lauro Arcângelo Zanol  é membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), pós-graduação em Direito Empresarial pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (em andamento) e  Conselheiro Fiscal Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Funcionário aposentado do Banco do Brasil (1975-2007), membro dos Conselhos Fiscal e de Administração da Câmara de Comércio Italiana para o RS (1999-2006), membro do Conselho Fiscal da Telecomunicações Brasileiras SA. TELEBRAS (2010-2013), Atualmente é membro do Conselho de Administração da Telebras (de 2014 até o presente) e membro do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia S.A. (2019-2021).

atas do Comitê de pessoas, elegibilidade, sucessão e remuneração

2021:

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão

VEJA TAMBÉM

ORGANOGRAMA

Conheça nosso corpo de líderes

Atuação

Conheça o objeto de trabalho, nossas funções e a nossa abrangência

Canais de contato