comitê de pessoas, elegibilidade, sucessão e remuneração TELEBRAS

Compromisso com a Gestão

Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração da Telebras-CPESR visa auxiliar os acionistas na verificação da conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais. Constituído por 3 (três) membros de outros comitês, preferencialmente o de auditoria, ou por empregados ou conselheiros de administração, sem remuneração adicional, conforme previsto no Decreto nº 8.945/2016, Art. 21, § 3°.

Os membros eleitos possuem mandato unificado de 2 (dois) anos, não sendo permitidas reconduções para o mandato seguinte, que permanecerão no exercício de seus cargos até a eleição e investidura de seus sucessores.

Para entrar em contato com o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração: cpesr@telebras.com.br

Regimento Interno do comitê

CONHEÇA OS MEMBROS DO CPERS

GLAUBEN TEIXEIRA DE CARVALHO

Glauben Teixeira de Carvalho é membra do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração. Conselheira de Administração certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduação em Ciência Econômica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MPB em Direito Econômico de Empresas. Desde julho de 2016, dedica-se a temas relacionados à governança corporativa e a órgãos estatutários de empresas estatais. De 1994 a 2016, trabalhou na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia e foi Conselheira Fiscal titular dos bancos da Amazônia, do Nordeste, Brasil Resseguros e Companhia das Docas do Rio Grande do Norte, entre outros. Na STN, trabalhou com assuntos societários como: Lei das Sociedades por Ações, Contabilidade Societária, análise das Demonstrações Financeiras e exames de normativos. Também atuou no monitoramento da execução de projetos da União e de estatais federais financiados com recursos internacionais e agência governamental estrangeira.

Hélio Marcos Machado Graciosa

Hélio Marcos Machado Graciosa é membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração.. Engenheiro de Telecomunicações (1970) e Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (1972) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC. Graduado no curso de Conselheiro de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2008). Foi professor da PUC/RJ e da Universidade Gama Filho. Trabalhou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras de 1973 a 1976 e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) da Telebras desde sua criação, em 1976, tendo atuado nas áreas de transmissão digital, comunicações ópticas, microeletrônica, planejamento tecnológico e planejamento estratégico. Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Telebras (1995 a 1998). Foi Presidente do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (1998 a 2015) e Presidente do CPqD Technologies & Systems Inc., em Fort Lauderdale (2000 a 2015). Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Foi durante 4 anos (1990 a 1994), Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). Atualmente é Sócio Emérito da SBrT. Foi Presidente do Conselho de Administração da Telesc, da Telebahia, da Padtec, da Trópico e membro dos Conselhos da Telergipe, Cleartech, da Telebrasil e da Algar, onde também foi membro do Comitê de Governança Corporativa. Foi Diretor da Telebrasil, Presidente do Conselho Deliberativo da Sistel, membro do Conselho Curador da Fundação Fórum Campinas, membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP, Coordenador de Área de Pesquisa para Inovação da FAPESP e Diretor da Divisão de Telecomunicações da FIESP. Vencedor do Prêmio “Personalidade do Ano de 2000” na área de Telecomunicações, organizado pela Advanstar e RNT. Agraciado com a medalha “Mérito das Comunicações” pelo Estado Brasileiro. Atualmente é, Diretor do Instituto iCorps Brasil, Presidente do Conselho Consultivo do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas, Mentor de Startups e consultor da PUC/Campinas na área de Planejamento Estratégico. Atualmente é Membro do Conselho de Administração da Telebras, Presidente do Comitê de Auditoria Estatutário da Telebras (COAUD), Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração.

LAURO ARCÂNGELO ZANOL

Lauro Arcângelo Zanol é Presidente do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), pós-graduação em Direito Empresarial pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (em andamento) e Conselheiro Fiscal Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Funcionário aposentado do Banco do Brasil (1975-2007), membro dos Conselhos Fiscal e de Administração da Câmara de Comércio Italiana para o RS (1999-2006), membro do Conselho Fiscal da Telecomunicações Brasileiras SA. TELEBRAS (2010-2013), Atualmente é membro do Conselho de Administração da Telebras (de 2014 até o presente) e membro do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia S.A. (2019-2021).

atas do Comitê de pessoas, elegibilidade, sucessão e remuneração

2022:

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão

VEJA TAMBÉM

ORGANOGRAMA

Conheça nosso corpo de líderes

Atuação

Conheça o objeto de trabalho, nossas funções e a nossa abrangência

Canais de contato