Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

Telebras assina contrato com MCom para o Programa Wi-Fi Brasil

O Ministério das Comunicações (MCom) e a Telebras assinaram na última sexta-feira, 25, contrato para a instalação de dois mil pontos do Programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido pelo ministério em agosto de 2020, com o objetivo de levar conectividade de internet em alta qualidade e velocidade a todas as localidades do país, particularmente onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

 

A Telebras se tornou parceria do Programa desde sua origem e instalou pontos pilotos, em prova de conceito, fornecendo conexão de 20 Mbps para acesso à internet com qualidade, gratuita e ilimitada por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) a pequenas comunidades, especialmente nas áreas rurais no interior dos estados, com ênfase para aqueles localizados nas regiões Norte e Nordeste do País.

 

Em 21 de agosto de 2020, o ministro Fábio Faria estreou o Programa com um ponto de conexão no assentamento Santa Maria, município de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, os moradores da pequena comunidade rural de Angélica passaram a ter um sinal de internet, com acesso totalmente gratuito. Na ocasião, estiveram presentes o presidente Jair Bolsonaro e ministros.

 

O Programa

 

O Programa Wi-Fi Brasil, inicialmente denominado Wi-Fi na Praça, é uma evolução do Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Por meio do SGDC e equipamentos de Wi-Fi, que incluem uma antena que oferece uma cobertura de 200m de raio, o Programa visa a disseminação de acessos à internet banda larga em escolas e bibliotecas públicas urbanas e rurais, além de unidades de saúde e de segurança pública, assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas, postos de fronteira, telecentros, associações e cooperativas, dentre outros.

 

Além de beneficiar membros das pequenas comunidades, a conectividade propicia ao usuário agendar consultas médicas na rede pública, acessar serviços do INSS, e ainda movimentar o comércio on-line, gerando mais empregos e renda. Nas escolas, é fundamental para apoiar os professores em suas aulas e contribui para a descoberta de um novo mundo aos estudantes.

 

“É fundamental termos um Brasil cada vez mais conectado. Uma das missões mais importantes da Telebras é promover a inclusão digital, social e, sobretudo, a cidadania, por meio das políticas públicas. Poder levar o acesso ilimitado e com qualidade a entretenimento, educação, informação e serviços de pessoas que se encontravam em estado de isolamento digital é uma enorme satisfação”, afirma o presidente da Telebras, Jarbas Valente.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados