Telebras


Ouvidoria

A Ouvidoria da TELEBRAS está integrada ao sistema eletrônico e-OUV, vinculado à Ouvidoria-Geral do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Por meio desse sistema, o público externo e interno pode registrar, com sigilo e segurança, sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Essas manifestações poderão ser anônimas ou não. Está subdividida em dois serviços: Ouvidoria e SIC. É comum haver dúvidas sobre qual canal acionar. Entenda melhor a seguir:


Manifestações de Ouvidoria

A Ouvidoria é responsável por receber, analisar e responder aos elogios, solicitações, denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços públicos de forma geral.



Solicitação de Informações - LAI

O Serviço de Informação ao Cidadão — SIC é o setor adequado para fornecer informações públicas com base na Lei de Acesso à Informação - LAI.



O que se entende por OUVIDORIA

A Constituição Federal, em seu art. 37, determina que, dentre outros, a Administração Pública deverá obedecer ao princípio da eficiência, e prevê a ação de órgãos de atendimento às reclamações relativas à prestação dos serviços públicos como forma de participação do cidadão-usuário. A função da Ouvidoria tem por propósito perceber o sentimento da satisfação do destinatário final de um serviço, buscar soluções para questões por ele levantadas, oferecer informações gerenciais e sugestões ao órgão dirigente, visando o aprimoramento da prestação do serviço. Compete a Ouvidoria receber, examinar e dar encaminhamento a reclamações, solicitações, elogios, sugestões e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes e órgãos, no âmbito da TELEBRAS, nos termos da IN 05 da OGU DE 18/06/2018. Funciona como uma ponte entre o cidadão e a TELEBRAS, e procura atuar de uma forma bem simples: levando a demanda do cidadão para quem interessa e quem pode resolver, monitorando-a até uma resposta final.


A OUVIDORIA da TELEBRAS

A Ouvidoria da TELEBRAS, entrou em atividade a partir de setembro de 2016, está em processo de aprimoramento. Buscou-se nessa iniciativa atender ao comando democrático de disponibilizar um espaço de interlocução entre usuários de serviços públicos e a TELEBRAS, seja acatando críticas e sugestões sobre políticas e serviços, seja disponibilizando informações de forma transparente e abrangente. A Ouvidoria disponibiliza ao cidadão diferentes canais de atendimento: Sistema e-Ouv, telefone, carta, e-mail ou mesmo pessoalmente. Todavia a forma mais ágil e rápida de registrar a manifestação é pelo Sistema e-OUV. As manifestações são recebidas, registradas e criteriosamente analisadas para posterior encaminhamento aos setores para elaboração de respostas ou para subsidiar a revisão de procedimentos com vistas à constante melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade.


Relatórios

Por meio do sites abaixo, você pode consultar os Relatórios estatísticos das manifestações registradas na Ouvidoria por meio dos Sistemas E-OUV e E-SIC.

Relatório de Ouvidoria
Relatório do e-SIC
1º Relatório Semestral 2018
Relatório 2017_Relacionamento com a Sociedade