Telebras


Ouvidoria

A Ouvidoria da TELEBRAS está integrada ao sistema eletrônico e-OUV, vinculado à Ouvidoria-Geral do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Por meio desse sistema, o público externo e interno pode registrar, com sigilo e segurança, sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Essas manifestações poderão ser anônimas ou não. Está subdividida em dois serviços: Ouvidoria e SIC. É comum haver dúvidas sobre qual canal acionar. Entenda melhor a seguir:


Manifestações de Ouvidoria

A Ouvidoria é responsável por receber, analisar e responder aos elogios, solicitações, denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços públicos de forma geral.



Solicitação de Informações - LAI

O Serviço de Informação ao Cidadão — SIC é o setor adequado para fornecer informações públicas com base na Lei de Acesso à Informação - LAI.



O que se entende por OUVIDORIA

A Constituição Federal, em seu art. 37, determina que, dentre outros, a Administração Pública deverá obedecer ao princípio da eficiência, e prevê a ação de órgãos de atendimento às reclamações relativas à prestação dos serviços públicos como forma de participação do cidadão-usuário. A função da Ouvidoria tem por propósito perceber o sentimento da satisfação do destinatário final de um serviço, buscar soluções para questões por ele levantadas, oferecer informações gerenciais e sugestões ao órgão dirigente, visando o aprimoramento da prestação do serviço. Compete a Ouvidoria receber, examinar e dar encaminhamento a reclamações, solicitações, elogios, sugestões e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes e órgãos, no âmbito da TELEBRAS, nos termos da IN 05 da OGU DE 18/06/2018. Funciona como uma ponte entre o cidadão e a TELEBRAS, e procura atuar de uma forma bem simples: levando a demanda do cidadão para quem interessa e quem pode resolver, monitorando-a até uma resposta final.


A OUVIDORIA da TELEBRAS

A Ouvidoria da TELEBRAS, entrou em atividade a partir de setembro de 2016, está em processo de aprimoramento. Buscou-se nessa iniciativa atender ao comando democrático de disponibilizar um espaço de interlocução entre usuários de serviços públicos e a TELEBRAS, seja acatando críticas e sugestões sobre políticas e serviços, seja disponibilizando informações de forma transparente e abrangente. A Ouvidoria disponibiliza ao cidadão diferentes canais de atendimento: Sistema e-Ouv, telefone, carta, e-mail ou mesmo pessoalmente. Todavia a forma mais ágil e rápida de registrar a manifestação é pelo Sistema e-OUV. As manifestações são recebidas, registradas e criteriosamente analisadas para posterior encaminhamento aos setores para elaboração de respostas ou para subsidiar a revisão de procedimentos com vistas à constante melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade.


Relatórios

Por meio do sites abaixo, você pode consultar os Relatórios estatísticos das manifestações registradas na Ouvidoria por meio dos Sistemas E-OUV e E-SIC.

Relatório de Ouvidoria
Relatório do e-SIC
1º Relatório Semestral 2018
Relatório 2017_Relacionamento com a Sociedade
Relatório de Atividades 2017/Setembro de 2018
Relatório de Atividades Setembro de 2018
Relatório de Atividades Outubro de 2018
Relatório de Atividades Novembro de 2018
Relatório de Atividades Dezembro de 2018
Relatório Trimestral (Outubro, Novembro e Dezembro) de 2018

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