Imprimir Imprimir

Telebras vai levar internet de qualidade ao Programa Gesac, do Governo Federal

11 de dezembro de 2017


A contratação foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira, 8

A previsão é de que o início dos trabalhos aconteça ainda no primeiro semestre de 2018. O Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas da Telebras, o SGDC, é uma das formas de levar o serviço de transmissão de internet aos municípios, além da estrutura de fibra óptica da Companhia.

De acordo com as informações divulgadas ao mercado pela Telebras nesta manhã, 11, a Estatal foi contratada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para prestação de serviço em regime continuado de transmissão bidirecional de dados, em âmbito nacional, para o Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão – Gesac, por um período de 60 meses.

O objetivo principal, para o primeiro ano de contrato, é conectar milhares de escolas rurais, o que beneficiaria cerca de três milhões de alunos, além das Unidades de Fronteira do Exército, Unidades Básicas de Saúde em localidades rurais, quilombolas e mais de 200 aldeias indígenas.

“É um enorme avanço no aprimoramento do serviço”, diz André Müller Borges
“Esta é uma forma de entregar um serviço diferenciado para a população das comunidades em pontos isolados e remotos. Eles contavam com uma conexão e agora terão conectividade com mais qualidade. É um enorme avanço no aprimoramento do serviço”, diz André Müller Borges, secretário de Telecomunicações do MCTIC.

O diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, Américo Bernardes, também ressalta a importância de levar internet em alta velocidade a todos os beneficiários do Gesac. “O departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC deve, além das escolas e beneficiários já atendidos pelo Programa, ampliar o atendimento a cerca de mil Unidades de Atenção à Saúde Indígena, como, também, pontos da Polícia Rodoviária Federal, o que garantirá uma maior segurança e comunicação nas rodovias brasileiras. Tal cobertura só seria possível com um Satélite que garanta 100% de comunicação com qualidade em todo o território nacional. O SGDC nos permite alcançar esta meta”, enfatiza.

O que é o Gesac
O programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga – por via terrestre e satélite – a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos. O programa é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

“Um Brasil conectado, com inclusão social. Este é o nosso objetivo”, reforça presidente da Companhia
Maximiliano Martinhão, presidente da Telebras, lembra que a inclusão social sempre será o principal objetivo da Companhia. “É através de iniciativas como a do Programa Gesac  que podemos visualizar um Brasil mais conectado, um Brasil de mais oportunidades”, comemora.

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>