Imprimir Imprimir

Da China para Florianópolis: inicia nesta quarta-feira, 20, a montagem da antena da Gateway, que será instalada na capital catarinense

20 de setembro de 2017

Após desembarque do navio na última semana, foram necessários oito caminhões para transportar as 65 toneladas de peças que compõem uma das cinco antenas do Projeto SGDC

A antena da Estação de Acesso (Gateway) de Florianópolis, que faz parte do Projeto SGDC (Satélite Geoestacionário  de Defesa e Comunicações Estratégicas brasileiro), vai começar a ser montada dia 20 deste mês. As peças, que  compõe o artefato de 13 metros de diâmetro, foram entregues na Base Aérea de Florianópolis, na última quinta-feira, 14/09. Depois de uma longa viagem, que iniciou-se na China, em meados de Julho, as 65 toneladas de equipamentos chegaram ao Brasil em perfeitas condições.

Após a fase de transporte terrestre, as partes da antena foram embaladas em contêineres e carregadas em um navio cargueiro MSC JEONGMIN, um dos mais rápidos do mundo. Pela distância entre o Brasil e o país oriental, esta viagem durou aproximadamente 26 dias no mar para, só então, atracar no Porto de Santos.

Trâmites legais para desembarque
Após a inspeção e processo de desembaraço, os contêineres foram carregados em oito caminhões, que seguiram em comboio até a Base Aérea de Florianópolis (SC).

O engenheiro da Telebras, Lúcio Carvalho, acompanhou a chegada do transporte terrestre, a inspeção, a abertura da carga e o descarregamento de cada uma das peças da antena. “É uma honra poder participar deste projeto estratégico e significativo para a história das telecomunicações brasileiras”, diz Lúcio.

65 toneladas de tecnologia
“É realmente impressionante a tecnologia envolvida na fabricação e montagem desta antena. Ao todo, são 65 toneladas de equipamentos. Iremos iniciar a montagem já nesta quarta-feira, 20/09”, afirmou o engenheiro.

Lúcio volta à Santa Catarina para acompanhar de perto o processo, desde a instalação até a ativação do equipamento. A equipe de montagem já está a caminho de Florianópolis e a estrutura para a execução da obra já está preparada para garantir que não haja atrasos na implementação do projeto.

Engenheiro da Telebras, Lúcio Carvalho

Antenas de Salvador e Campo Grande estão a caminho do Brasil
As outras duas antenas de grande porte em Banda Ka devem ser instaladas nas Estações de Acesso do SGDC (Gateways) de Salvador e Campo Grande. A antena de Salvador já está no Porto de Santos, em processo de desembaraço. Já a antena de Campo Grande encontra-se em trânsito, no Oceano Atlântico.

Ao todo serão cinco Estações de Acesso Gateways
O sistema SGDC é composto de cinco Estações de Acesso para comunicação entre o satélite e a rede terrestre da Telebras. As antenas de Brasília e Rio de Janeiro já estão instaladas e estão sendo adaptadas para realizar as funções de comunicação. Já as antenas de Florianópolis, Campo Grande e Salvador, estão sendo instaladas a fim de garantir o inicio da operação comercial em banda Ka do SGDC, levando internet em banda larga para todos os cantos do Brasil.

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>