Imprimir Imprimir

SGDC alcança sua órbita geoestacionária, a 36 mil km da Terra

15 de maio de 2017

Depois de oito dias de viagem ao redor da Terra, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, lançado no dia 04/05, do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, alcançou, na última quinta-feira (11/05), os 36 mil km, chegando, assim, a sua órbita geoestacionária.

De acordo com o gerente de Engenharia e Operações Satelitais, Sebastião Nascimento Neto, no sábado (13/05) iniciaram as manobras de colocação do SGDC na sua posição orbital, onde serão realizados os testes finais. “Nessa fase acontecem as verificações do funcionamento de todos os sistemas, medidas de carga útil e a constatação de que o Satélite está totalmente apto para entrar em operação comercial. Estes testes vão durar cerca de 45 dias”, diz.

Êxito

Para o Diretor Técnico-Operacional da Telebras, Jarbas Valente, “até o momento todas as manobras foram realizadas com sucesso. Isso nos dá a garantia de que seguimos obtendo êxito nesse tão grandioso Projeto. O próximo passo é concluir a infraestrutura terrestre necessária à prestação do serviço com qualidade”, conclui Valente.

sat