Imprimir Imprimir

Satélite Geoestacionário – SGDC chega a Guiana Francesa

14 de fevereiro de 2017

Foram 8 horas de voo, com uma parada em Cabo Verde para abastecimento e depois o avião Russo Antonov seguiu viagem novamente. A bordo, dois Satélites: o SGDC, da Telebras e o KoreaSat 7, Satélite Coreano. Eles voaram de Nice, na França até a Guiana Francesa, de onde serão lançados dentro de alguns dias.

A uma e meia da madrugada desta terça-feira (14) descia no Aeroporto Internacional de Caiena-Rochambeau, na Guiana Francesa, o potente Antonov. Em uma operação envolvendo cerca de 50 profissionais, cuidadosamente os dois satélites foram retirados, em uma operação que levou cerca de sete horas. Primeiro foi a vez do Satélite Coreano e, após, a retirada do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas – SGDC.

Uma viagem tranquila
De acordo com o engenheiro da Telebras, Sebastião Nascimento, Gerente de Engenharia e Operação de Satélites, que acompanha a chegada do SGDC, o voo foi normal, sem nenhum contratempo. “Agora vamos desembrulhar o SGDC e verificar se está tudo bem depois da viagem”, diz.

O Transporte até a base de Kourou acontece neste momento
Já era 08h da manhã de hoje na Guiana Francesa (9h pelo horário de Brasília) quando encerrou o processo de retirada dos dois Satélites do Antonov. Neste momento, um comboio se desloca do Aeroporto de Caiena até Kourou. Um trajeto de 60 km, que vai demorar cerca de 4 horas, com batedores da Policia local. Chegando a Kourou, o SGDC vai para uma sala que fica na base de lançamento. De lá, só há mais um passo: o lançamento, em 21 de março de 2017.

Fotos: Sebastião Nascimento

SGDC01

Chegada do Avião Russo Antonov, na madrugada desta terça-feira (14)

SGDC02

SGDC03

O Gerente de Engenharia e Operação de Satélites, Sebastião Nascimento, acompanhou o desembarque do SGDC

SGDC04

Inicialmente foram retirados os equipamentos

SGDC05

Logo em seguida foi a vez de desembarcar o Satélite Coreano, KoreaSat 7

SGDC06

SGDC07

No início da manhã, chegou a vez da retirada do SGDC do avião Russo Antonov

SGDC08

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas da Telebras, durante o desembarque

SGDC09 SGDC10

SGDC11

SGDC12

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>