Imprimir Imprimir

SGDC sairá da França no fim da tarde e chegará nesta madrugada a Kourou, na Guiana Francesa, de onde será lançado em 21 de março

13 de fevereiro de 2017

O Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas – SGDC, construído na França pela Thales Alenia e supervisionado por engenheiros e especialistas da Telebras, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério da Defesa, Agência Espacial Brasileira e Visiona, embarca no fim da tarde de hoje (13), no Aeroporto de Nice–Côte d’Azur, na França, com destino a Kourou, na Guiana Francesa.

O transporte está sendo realizado pelo avião Antonov (avião Russo de alta capacidade de carga). O artefato, que saiu ainda ontem à noite dos laboratórios da Thales, levou cerca de três anos para ficar pronto. O primeiro destino é Guiana Francesa. O segundo é o espaço, de onde ficará em órbita por, pelo menos, 15 anos.

São quase seis toneladas de muita tecnologia e inovação. O vôo terá duração aproximada de seis horas até a Kourou, com previsão de chegada nesta madrugada. O SGDC é o projeto da Telebras, através dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Defesa (MD), que levará internet de alta capacidade a todos os pontos do Brasil e trará garantia do sigilo e a soberania dos sistemas de comando e controle das forças armadas.

O engenheiro da Telebras, Sebastião Nascimento, Gerente de Engenharia e Operação de Satélites, já está em Kourou para acompanhar a chegada do Satélite. “Ver as fotos do satélite saindo dos laboratórios da Thales e embarcando no Antonov foi um momento único, emocionante. Naquele avião vai o empenho, a energia e a inteligência de muitos profissionais, que aguardam pelo lançamento e pelo sucesso do Satélite. É uma importante etapa que está sendo concluída. Um momento de grande satisfação que pode ser comemorado por todos”, lembra.

Fotos: Thales Alenia

 

SGDC saindo dos laboratórios da Thales, em direção ao Antonov (avião Russo de alta capacidade de carga)

SGDC saindo dos laboratórios da Thales, em direção ao Antonov (avião Russo de alta capacidade de carga)

 

O Satélite durante o embarque no avião Antonov, na noite deste domingo (12)

O Satélite durante o embarque no avião Antonov, na noite deste domingo (12)

SGDC 1 - Antonov ©Thales Alenia Space

SGDC 2 - Antonov ©Thales Alenia Space

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>