Imprimir Imprimir

Parceria de sucesso entre Campus Party Brasil e Telebras

7 de fevereiro de 2017

Conheça os preparativos e como foi a atuação da Estatal em um dos maiores eventos tecnológicos do mundo. Realizado em São Paulo, a CPBR reuniu 80 mil pessoas em cinco dias.

Foi ao todo um mês de preparativos intensos que movimentaram as Diretorias Técnico-Operacional e a Comercial da Telebras. O esforço foi necessário para garantir que a internet de 40GBps fosse entregue na 10º edição da Campus Party Brasil, em São Paulo.


A conexão oferecida pela Telebras proporcionou alta velocidade para atender o grande fluxo de jogos online, downloads, programações, tráfego de informações e acesso às redes sociais. Durante 5 dias, cerca de 80 mil pessoas comparecem ao evento, entre campuseiros e visitantes.

1º Campeonato Brasileiro de Drones
Durante o evento, a Estatal teve um grande momento como patrocinadora do 1º Campeonato Brasileiro de Drones, da qual contou com a participação de 32 pilotos profissionais. O esporte já é bastante conhecido no exterior e está se popularizando no país. O torneio na CPBR foi noticiado em vários jornais locais e nacionais.

Clique abaixo e veja mais
Patrocinado pela Telebras, 1º Campeonato Brasileiro de Drones é notícia no AutoEsporte da Globo
Realizado pela Telebras, 1º Campeonato Brasileiro de Drones é evidenciado na mídia

A Telebras patrocinou o Workshop de Drones do Mirante Lab. No dia foi explicado como funciona um drone, a forma de ser utilizado e outras funções do equipamento. Os participantes aprenderam a montar e pilotar um mini drone customizado da Estatal. Ao final foram sorteados 20 kits de drone da empresa para os participantes.

DRONES (2)

DRONES (1)

Participantes do Workshop na Campus Party Brasil, em São Paulo

Sessão Cinema
A “Sessão Cinema” também foi um diferencial do evento, com a exibição de filmes e animações das empresas parceiras do evento: Conspiração Filmes e Cartonn Network – todos relacionados à cultura Geek. Durante as exibições, um carrinho ambulante da Telebras distribuiu saquinhos de pipoca para os campuseiros e visitantes.

CPBR (2)
CPBR (1)

Desafios da conexão
Da Diretoria Técnico-Operacional estiveram envolvidas as Gerências de Engenharia de Rede e de Plataforma, de Operação de Redes e Serviços e a Gerência de Engenharia de Rede Externa e Manutenção da Planta. Juntas, as áreas foram responsáveis pela excelência de conexão de mais uma Campus Party Brasil.

A Gerência de Engenharia de Rede e Plataforma foi a responsável pela transmissão e instalação dos roteadores. A equipe do gerente, Emerson Baumgarten de Oliveira, teve o desafio de configurar os equipamentos para prover a internet do evento, garantindo o funcionamento tanto no roteador, instalado no site da Petrobras, quanto no local do evento.

Na foto: o gerente de Engenharia de Redes e Plataforma, Emerson Baumgarten de Oliveira, ao lado dos engenheiros Diogo Chaves e Marcus Yuri

Na foto: o gerente de Engenharia de Redes e Plataforma, Emerson Baumgarten de Oliveira, ao lado dos engenheiros Diogo Chaves e Marcus Yuri

 

Equipamentos feitos na medida
O engenheiro eletrônico Péricles Augustos relembra que o maior desafio foi na logística de deslocamento dos equipamentos. “Tínhamos prazos para a instalação do roteador no site da Petrobras”, conta o especialista.

Na foto: o gerente de Engenharia de Rede externa e Manutenção da Planta, Rodrigo Machado e os especialistas, Péricles Augusto, Luiz Geraldo Oliveira, Eduardo Dias e Oswaldo Horita

Na foto: o gerente de Engenharia de Rede externa e Manutenção da Planta, Rodrigo Machado e os especialistas, Péricles Augusto, Luiz Geraldo Oliveira, Eduardo Dias e Oswaldo Horita

 

O engenheiro eletricista, Marcus Yuri, relembra detalhes do projeto. “O roteador que usamos para a Campus Party é o nosso 2º maior equipamento. O serviço foi totalmente customizado, feito na medida para o evento”, garante o especialista.

De acordo com o engenheiro de Telecomunicações, Oswaldo Horita, da Gerência de Rede e Manutenção da Planta, os desafios enfrentados nesse projeto fazem parte do dia a dia da gerência. “O prazo para a execução não era longo, mas conseguimos entregar tudo com qualidade”, completa.

O profissional também acrescentou a importância de ter uma equipe sincronizada. “Tínhamos contato direto com a equipe de São Paulo, além das empresas terceirizadas, PadTec e Damovo, que auxiliaram trabalhando de segunda à segunda para garantir a entrega da conexão”, reforça.

O colaborador Fabrício Duarte, da Gerência de Planejamento Técnico e Controle, também fez parte do projeto.

 

Fabricio Duarte

 

Cinco dias sem interrupção de internet
A área responsável pela gestão de incidentes, falhas e problemas técnicos, além do monitoramento, realizado em conjunto com o NOC, foi a Gerência de Operação de Redes e Serviços.

O engenheiro de teleinformática, Thales Rodrigues, define a experiência de estar envolvido. “É um orgulho oferecer internet sem interrupções para um evento de tecnologia tão importante como a Campus. Isso só aponta que toda a equipe envolvida fez seu papel nesse grande projeto que é a Campus Party”, conclui.

 

O gerente de Operação de Redes e Serviços, Henrique Primo, ao lado dos colaboradores Rodrigo Bezerra, Thales Pinheiro e João Laurindo

O gerente de Operação de Redes e Serviços, Henrique Primo, ao lado dos colaboradores Rodrigo Bezerra, Thales Pinheiro e João Laurindo

 

Em campo na #CPBR10
Da Gerência de Planejamento e Marketing, a especialista em gestão de telecomunicações, Mariana Boavista, que esteve presente no evento relembra como foi sua experiência. “Estar associada à CPBR é um marco para a Telebras”, conta. “Foi muito importante estarmos lá patrocinando este evento. Reforçamos a marca. Tivemos muita visibilidade para a empresa”, reitera ela.

Boavista também destacou a participação da equipe técnica. “A equipe técnica atuou brilhantemente para que o nosso projeto fosse reconhecido. Agora esperamos as próximas parcerias com a Campus para que consigamos nos superar novamente e sermos ainda melhores”, declara.

 

A especialista Mariana Boavista ao lado do palestrante Vitor Costa, em entrevista para a BestRádio na Campus Party

A especialista Mariana Boavista ao lado do palestrante Vitor Costa, em entrevista para a BestRádio na Campus Party

 

Palestrante da Telebras
O técnico em Gestão de Telecomunicações, Vitor Pereira Costa, participou do evento como palestrante. O tema de sua apresentação foi “Sua internet não te atende? Abra seu próprio provedor”.

Costa afirma que o principal intuito da palestra foi explicar em passos iniciais como começar um pequeno provedor. “O assunto teve boa aceitação do público. Ao final, muitas pessoas vieram interessadas em saber mais e também para compartilhar experiências na área de provedores. Foi muito interessante”, lembrou.

 

O técnico em Gestão de Telecomunicações, Vitor Pereira Costa em apresentação sobre provedores

O técnico em Gestão de Telecomunicações, Vitor Pereira Costa em apresentação sobre provedores

CPBR (5)

CPBR (6)

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>