Imprimir Imprimir

Telebras faz visita oficial à primeira instituição do Projeto Minha Escola Mais Inteligente

3 de junho de 2016

Na manhã desta sexta-feira (03), a equipe Telebras esteve no CEEB – Centro Educacional Elefante Branco) – primeira instituição contemplada pelo Programa Minha Escola Mais Inteligente. Lançado no dia 9 de maio, o projeto objetiva levar Banda Larga de qualidade a 30 mil escolas até 2019, beneficiando cerca de 20 milhões de estudantes. O presidente Jorge Bittar assistiu a uma aula de Sociologia do 2° ano e falou sobre a importância da democratização da Internet.

Presidente da Telebras conversa com os alunos do CEEB

Presidente da Telebras conversa com os alunos do CEEB

A aula foi ministrada por Alcir Borges e abordou o tema Feudalismo. O professor utilizou o Mídia Center para baixar arquivos a serem compartilhados pelos alunos. Foi apresentado um vídeo sobre a temática, seguido da explanação do conteúdo com o Quadro Interativo.

Em seguida, o professor pediu um depoimento dos alunos acerca da tecnologia apresentada. Ao  responder, Thiago Araujo (17) reafirmou a importância do programa. O estudante exemplificou seu ponto de vista citando a greve de ônibus que ocorre no Distrito Federal: “Se tem disponível esse tipo de conteúdo para a gente estudar em casa, facilita a nossa vida porquê, em vez de estarmos perdendo aula, podemos ter aula em casa.” Ao comparar a aula de hoje com as tradicionais, o aluno diz que o diferencial consiste no uso de imagens como fator de inclusão social dos deficientes auditivos: “Facilita para as pessoas que têm algum problema de aprendizado. Elas vão ver imagens, prestar mais atenção, porque isso chama mais atenção que só a oratória”, disse Thiago.

O presidente iniciou seus comentários explicando a importância da

Equipe Telebras e representantes das empresas parceiras conversam sobre o Mídia Center

Equipe Telebras e representantes das empresas parceiras conversam sobre o Mídia Center

Telebras na atual conjuntura. Jorge Bittar disse que, embora existam outras empresas de telecomunicações, nota-se que algumas regiões remotas do Brasil não são alcançadas. Ele também falou sobre o papel da organização no apoio aos serviços de Governo e na centralidade da educação. Sobre o projetor interativo utilizado na aula, ressaltou que não se restringe à simples exibição de imagens.

Bittar explicou o funcionamento do Mídia Center, enquanto conjunto de ferramentas que armazena informações para que os professores as transmitam de maneira mais consistente. Salientou a intencionalidade de transformar as aulas mais inclusivas e interativas. “Nós somos um meio para que se possa promover a qualidade do sistema educacional, para que vocês possam ter a melhor formação possível e uma visão de mundo, como a que foi passada aqui, hoje, pelo professor Alcir”, afirmou.

Ao desenvolver projetos como esse, a Telebras almeja contribuir com a formação profissional, promover a cidadania plena e o juízo de valor.  “A internet é um mundo aberto que democratiza as informações. Então nós, da Telebras, nos sentimos muito orgulhosos em apresentar esse projeto”, disse o presidente da empresa.

Alcir Borges compartilhou suas impressões acerca do programa: “Estou empolgado desde a primeira vez que vieram me apresentar o equipamento”. Ele afirma que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e à inclusão dos deficientes auditivos: “Construímos as nossas bases produtivas não apenas no trabalho bruto, mas no trabalho da inteligência. E a gente vê o que a Telebras, ao desenvolver uma tecnologia como essa, está pensando no povo brasileiro”, declarou o professor de sociologia.

Em seguida, Jorge Bittar visitou o Mídia Center instalado na escola, acompanhado pela Diretora Substituta do CEEB, Lylian de Carvalho Almeida. Ela expôs o entusiasmo dos alunos com a plataforma. Também estiveram presentes a chefe de gabinete, Regina Toscano, o Diretor Técnico-Operacional, Paulo Kapp, a Gerente de Vendas Governo e Corporativo, Tatiane Oliveira, o Gerente de Inovação, Antônio Zanoni e o Gerente de Planejamento, Reinaldo Bizerril.  Estiveram presentes também os representantes das empresas parceiras, Huawei e Advanta.

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>