Imprimir Imprimir

Telebras chega ao Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória

9 de maio de 2013

Brasília, 08 maio 2013 – A Telebras concluiu os anéis fibra óptica nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, expandindo sua rede de telecomunicações em mais 8,9 mil km. Com isso, o backbone da empresa atinge o total de mais de 25 mil km em todo o país, interligando todas as regiões brasileiras com uma banda larga de alta confiabilidade e velocidade. As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte passam a integrar a rede nacional da Telebras, ampliando a possibilidade de atendimento do PNBL.

A rede será utilizada também para atendimento da Copa das Confederações no fornecimento de serviços de transporte de imagens e som para televisão em alta definição (HDTV) para a Fifa, a fim de garantir as transmissões dos jogos para o mundo. Nesse caso, serão utilizados links que totalizarão 20Gbps, conectando todos os estádios participantes do evento ao Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBCC), localizado na capital mineira, Belo Horizonte. A tecnologia utilizada pela estatal para iluminar as fibras é o DWDM (Dense Wavelengh Division Multiplexing), com equipamentos desenvolvidos no país.

“Na última semana, realizamos testes em nossa rede com a empresa contratada pela Fifa para a transmissão do sinal de vídeo dos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, e o resultado foi excelente”, afirmou o presidente da Telebras, Caio Bonilha.

A maior beneficiada, no entanto, é a população brasileira, que passa a ter a possibilidade de acesso  ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) do Ministério das Comunicações, por meio de operadores regionais em mais de 1.300 municípios, incluindo 19 capitais e áreas metropolitanas.