Imprimir Imprimir

Telebras é certificada pelo salto no Indicador de Governança das Estatais

29 de novembro de 2018

Os resultados da 3ª Certificação do Indicador de Governança IG-SEST, instrumento de acompanhamento contínuo da governança das Empresas Estatais Federais de controle direto da União, foram divulgados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Neste terceiro ciclo, as regras foram mais rígidas. O questionário para avaliação contou com 25 questões inéditas de um total de 50 questões e aumentou para 54 o número de empresas estatais avaliadas. A média das notas das estatais subiu de 6,93 pontos no segundo ciclo para 7,00 pontos neste terceiro ciclo.  A Telebras, que na segunda avaliação teve 6,1 de nota final, avançou para expressivos 7,24 pontos (vide gráfico abaixo).

A cada três meses, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MP) mede as melhorias das empresas estatais utilizando como instrumento de controle contínuo o Indicador de Governança – IG-SEST, em cumprimento aos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016 (denominada Lei das Estatais) e diretrizes estabelecidas nas Resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União, que buscam implementar as melhores práticas de mercado e maior nível de excelência em governança corporativa nas Empresas Estatais Federais.

A metodologia aplicada é composta pelas seguintes dimensões: gestão, controle e auditoria; transparência das informações e, por fim, conselhos, comitês e diretoria. Segundo a metodologia, a partir de resultados apresentados no período são aferidas notas de classificação e certificação da empresa.

Para o diretor de Governança da Telebras, Rômulo Barbosa, essa avaliação do Indicador de Governança demonstra a capacidade que os colaboradores têm de superação e trabalho e aponta que a Companhia está totalmente integrada à Lei das Estatais. “Este salto qualitativo é exemplo de determinação de cada um, dos gerentes e dos diretores em potencializar a gestão, o desempenho operacional e a sustentabilidade da Telebras”, completou o diretor.

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>