Imprimir Imprimir

Telebras inaugura a operacionalização do COPE do RJ

16 de novembro de 2018

A obra terrestre de grande magnitude do Projeto SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), orçada em R$ 450 milhões, começa a ser inaugurada operacionalmente na próxima segunda-feira, 19, pelo Rio de Janeiro, com o Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S). O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, a Diretoria Executiva da Telebras e demais gestores da empresa marcarão presença à solenidade, que inicia às 11h, na Estação Rádio da Marinha do Rio de Janeiro (ERMRJ).

“A Telebras foi designada pelo Governo Federal como a entidade responsável pelo desenvolvimento, implantação e participação, em conjunto com a Defesa, na operação do sistema de Satélite. O Projeto SGDC é uma conquista para a nação brasileira, que leva a assinatura da Telebras, a empresa pioneira em telecomunicações no Brasil. A conclusão de todas as etapas, envolvendo obras desta dimensão, significa muito para todos nós”, conta Jarbas Valente, presidente da Telebras.

Com a conclusão do segmento terrestre, que se soma ao segmento satelital com o artefato que já se encontra em órbita desde maio de 2017, o Estado passa a deter o controle sobre a infraestrutura do projeto como um todo por meio da qual passam a trafegar informações sensíveis e estratégicas para o Brasil.

O COPE-S possui alto nível de disponibilidade e confiabilidade para a infraestrutura de uma instalação de missão crítica, tendo classificação TIER III que deixa o site imune a qualquer paralisação de infraestrutura. Isso significa dizer que qualquer componente ou sistema pode ser retirado de serviço seja por defeito, manutenção, reparo ou substituição sem que haja impacto para os processos de TI dos ambientes críticos do Data Center. Esta arquitetura permite ultrapassar os piores cenários de incidentes técnicos sem nunca interromper a disponibilidade dos servidores.

“Trata-se da proteção à soberania nacional, na medida em que a comunicação via satélite constitui um recurso escasso, de alta complexidade tecnológica e vital para a defesa dos interesses nacionais e o desenvolvimento econômico, social e político do país”, ressalta o presidente da Telebras.

A TV NBR estará transmitindo ao vivo a solenidade pelos canais: Net – Canal 14, Sky- Canal 23 e sinal aberto – Canal 2.2. Por streaming o endereço é: www.nbr.gov.br.

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>