Imprimir Imprimir

Profissionais da Telebras recebem Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico

23 de outubro de 2018

Em solenidade na Base Aérea de Brasília na manhã desta terça-feira, 23, o gerente de Engenharia e Operação de Satélite, Sebastião do Nascimento Neto, o gerente de Infraestrutura e Manutenção da Planta, Rodrigo Botelho Neto, e o engenheiro João Luiz Ramalho de Castro receberam a Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.

Esta é a principal data comemorativa da Força Aérea Brasileira (FAB) e a celebração faz referência ao dia em que, no ano de 1906, Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França.

A Ordem do Mérito Aeronáutico é a maior condecoração concedida pela FAB para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão.

Sebastião Nascimento é o responsável pelo Projeto SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), e os engenheiros Rodrigo Machado e João Ramalho são os executores das obras dos Centros de Operações Espaciais P (Brasília) e S (Rio de Janeiro), e das estações do segmento solo (gateways) do SGDC em Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).

KC-390

Dentro das comemorações foi apresentado o KC-390, nova aeronave multimissão de transporte que será incorporado a partir de hoje pela Força Aérea Brasileira. Robusto, moderno e de alta capacidade operacional, o Embraer KC-390 é o maior avião produzido na América Latina e foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB. A aeronave estabelece um novo padrão para o transporte militar médio, por se tratar de um modelo inédito para o transporte de carga militar.

O cargueiro da FAB é o único da categoria que conta com o sistema de comando de voo eletrônico fly-by-wire (sistema de controle por cabo elétrico) que, além de dar maior eficiência para pilotagem, também proporciona uma integração com as demais missões. Um exemplo é o lançamento de carga. O uso dos controles eletrônicos vai mensurar o comportamento do avião durante o voo, que responde a essa dinâmica e repassa as informações ao piloto.

 

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>