Telebras


Diretoria Executiva

WALDEMAR GONÇALVES ORTUNHO JUNIOR




Waldemar Gonçalves Ortunho Junior é Presidente da Telebras desde 24 de janeiro de 2019. É Engenheiro Eletrônico, graduado pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Profissional com 40 anos de experiência nos Ministérios da Defesa (Exército Brasileiro) e das Comunicações, atuando nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), com ênfase em telecomunicações, radiodifusão e informática. Foi designado representante do governo brasileiro na Escola Politécnica do Exército Equatoriano, em Quito, com a função de assessor/instrutor na área de processamento digital de sinais. Foi representante do então Ministério das Comunicações no Grupo Gestor da TV Digital e gestor do projeto de roaming internacional de Telefonia Móvel para a América do Sul. Como engenheiro militar, no Ministério da Defesa serviu na Diretoria de Telecomunicações e no Gabinete do Comandante do Exército, onde gerenciou o projeto de rede telemática. Foi coordenador da área de tecnologia no Estádio Nacional de Brasília na Copa das Confederações Fifa de 2013, e na Copa do Mundo de 2014.

JOSÉ ORLANDO RIBEIRO CARDOSO




José Orlando Ribeiro Cardoso é Diretor Administrativo-Financeiro da Telebras desde 28 de dezembro de 2018. Brasileiro, casado, oficial General de Divisão do Exército Brasileiro; Administrador de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, no curso de Intendência; pós-graduado em Docência do Ensino Superior e em Gerência Executiva de Transporte e Mobilização; possui especialização em Auditoria Governamental; é mestre em Operações Militares pelo Exército Brasileiro e doutor em Ciências Militares pelo Exército Brasileiro; instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; comandante do 11º Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro; assessor de Ensino do Colégio Interamericano de Defesa (EUA); foi diretor de Contabilidade e chefe do Centro de Pagamento do Exército; assistente do Exército do Comando da Escola Superior de Guerra (ESG); diretor do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG; diretor de Orçamento, Finanças e Logística e presidente substituto do INSS.

LUIS FERNANDO ASSUMPÇÃO




Luis Fernando Assumpção é Diretor Técnico-Operacional da Telebras desde dezembro de 2018. Engenheiro Eletricista com graduação pela UnB - Universidade de Brasília, onde também está cursando Mestrado Profissional em Engenharia Telecomunicações e Computação, em fase de dissertação; realizou diversos cursos na área de gestão, como Inteligência emocional, Feedback, Reuniões eficazes, Gestão de Times, Mídia Training e MBA em Gestão Empresarial (em finalização); Atuou no ramo de telecomunicações nas empresas OI Telecomunicações, Brasil Telecom e Claro Telecomunicações, onde atuou à frente de vários projetos e gerências, como: Gerência de Mobilidade, Gerência da Área de Operação e Manutenção nas áreas de rede fixa, rede móvel, plataformas de serviços, rede de dados, transmissão, fibra óptica e infraestrutura, Gestão da Engenharia na implantação de Rede Móvel e Fixa. Realizou nos últimos anos consultorias de análise setorial e econômica do Setor de Telecomunicações para a Coleman Research (Estados Unidos e Reino Unido).

ALEX MAGALHÃES




Alex Magalhães é Diretor Comercial da Telebras desde abril de 2018. Formado em Administração de Empresas pela PUC/SP; Possui especialização em Gestão Empresarial pela ESPM, em Negociações e Resolução de Conflitos pela FGV/SP e em Liderança e Gerenciamento de Mudanças Organizacionais pela BSP; Pós-graduado pelo INSEAD (Fontainebleau, França), com Especialização em Inovação Estratégica para Dirigentes Empresariais, Planejamento Estratégico e Inovação. Trabalhou por 25 anos no Grupo Globo, atuando nas áreas Comercial, Financeira e de Relacionamento com Afiliadas; Implementou o modelo de Afiliação Integral, gerando negócios para TV aberta, plataformas de rádio, tv fechada (SeAC) e internet (G1/GE.com) em 118 emissoras; Fomentou investimentos nas Afiliadas, cumprindo a meta do Projeto 50K, que levou o sinal digital para municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Foi sócio de empresa de consultoria na área de fusões e aquisições (M&A) para o mercado de mídia e entretenimento. É Palestrante e membro do Comitê de Gestão do Instituto CEO do Futuro (ICF). Desde 2015 é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Entre julho de 2016 e março de 2017 foi Diretor Comercial da Telebras e assessorou a Presidência da empresa até abril de 2018.

RÔMULO BARBOSA




Rômulo Barbosa é Diretor de Governança da Telebras desde abril de 2018. Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba e em Direito, pela Uniceuma. MBA em Compliance e Governança pela UNB - Universidade de Brasília (cursando); MBA em Gestão Empresarial pela ISAN/FGV; Master in Public Administration em Políticas Públicas, Gestão e Controle, pelo IDP (cursando); LL.M em Controle e Combate à Corrupção (IDP); Pós-graduação em Direito Constitucional, pelo Uniceuma; Mestrando em Direito, pelo CECGP, em parceria com a Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Atuou como Diretor Geral de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante, do Maranhão (afiliadas da Rede Globo de Televisão); Diretor Geral de Jornalismo das empresas do Grupo Mirante; Advogado; Professor Universitário (colaborador) da Faculdade São Luís; Assessor de imprensa da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba; e, menor aprendiz no Banco do Brasil. Foi participante do APG – Programa de Gestão Avançada do Grupo Amana-Key, em São Paulo; e, convidado do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América para integrar o “International Visitor Leadership Program”, em Washington, D.C. Entre outubro de 2017 e abril de 2018 foi Diretor Comercial da Telebras.