Telebras


Diretoria Executiva

JARBAS JOSÉ VALENTE




Jarbas José Valente é Presidente da Telebras desde abril de 2018. É Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações graduado pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Análise de Sistemas, em Comunicação de Dados e em Marketing de Serviços. Possui os cursos "Convergence of Broadcasting and Telecommunications Regulation Course" pela Universidade de Westminster – Londres, Inglaterra, e de Regulação em Serviços Públicos de Telecomunicações pelo Institute of Brazilian Issues (IBI), Universidade George Washington – Washington, D.C., EUA, e de Extensão em Práticas Anticoncorrenciais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Brasília, DF. Iniciou sua carreira profissional em empresas privadas do setor de telecomunicações e, posteriormente, atuou, dentre outros, na Chefia da Área Comercial da Embratel em Brasília, na Presidência de Conselhos de Administração de diversas empresas do Sistema Telebras e, no Ministério das Comunicações, em Diretorias dos Departamentos de Fiscalização e de Outorga de Serviços de Telecomunicações. Na Anatel, foi Presidente da Comissão Especial de Licitação dos Serviços de Radiodifusão, Presidente de várias Comissões Especiais de Licitações dos Serviços de TV por Assinatura e Móvel, Delegado/Representante da Anatel junto à União Internacional de Telecomunicações (UIT), Citel, Mercosul, ARCTEL-CPLP e Regulatel, além de Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa e Superintendente de Serviços Privados. Foi Superintendente Executivo Substituto de 2002 a 2004 e exerceu dois mandatos de Conselheiro Substituto da Anatel nos períodos de 1999-2001 e 2004-2006. Entre 2010 e 2014, foi Membro Titular do Conselho Diretor e também Vice-Presidente da Anatel. Entre julho de 2016 e abril de 2018 foi Diretor Técnico-Operacional da Telebras.

PAULO FERREIRA




Paulo Ferreira é Diretor Administrativo e Financeiro da Telebras desde julho de 2016. Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mackenzie – São Paulo; Mestre e Doutor em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuou como Secretário Nacional de Saneamento Ambiental – Ministério das Cidades; Diretor de Engenharia e Meio Ambiente – Sabesp; Diretor de Controle da Poluição – Cetesb; Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Professor de Saneamento Básico da Universidade Mackenzie; Membro do Conselho Curador do FGTS; Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – MMA; Membro do Comitê de Saneamento do Conselho das Cidades; Presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp; e, Presidente da ABES – Seção São Paulo.

LUIS FERNANDO ASSUMPÇÃO




Luis Fernando Assumpção é Diretor Técnico-Operacional da Telebras desde dezembro de 2018. Engenheiro Eletricista com graduação pela UnB - Universidade de Brasília, onde também está cursando Mestrado Profissional em Engenharia Telecomunicações e Computação, em fase de tese; realizou diversos cursos na área de gestão, como Inteligência emocional, Feedback, Reuniões eficazes, Gestão de Times, Mídia Training e MBA em Gestão Empresarial (em finalização); Atuou no ramo de telecomunicações nas empresas OI Telecomunicações, Brasil Telecom e Claro Telecomunicações, onde atuou à frente de vários projetos e gerências, como: Gerência de Mobilidade Gerência da Área de Operação e Manutenção nas áreas de rede fixa, rede móvel, plataformas de serviços, rede de dados, transmissão, fibra óptica e infraestrutura Gestão da Engenharia na implantação de Rede Móvel e Fixa. Realizou nos últimos anos consultorias de análise setorial e econômica do Setor de Telecomunicações para a Coleman Research (Estados Unidos e Reino Unido).

ALEX MAGALHÃES




Alex Magalhães é Diretor Comercial da Telebras desde abril de 2018. Formado em Administração de Empresas pela PUC/SP; Possui especialização em Gestão Empresarial pela ESPM, em Negociações e Resolução de Conflitos pela FGV/SP e em Liderança e Gerenciamento de Mudanças Organizacionais pela BSP; Pós-graduado pelo INSEAD (Fontainebleau, França), com Especialização em Inovação Estratégica para Dirigentes Empresariais, Planejamento Estratégico e Inovação. Trabalhou por 25 anos no Grupo Globo, atuando nas áreas Comercial, Financeira e de Relacionamento com Afiliadas; Implementou o modelo de Afiliação Integral, gerando negócios para TV aberta, plataformas de rádio, tv fechada (SeAC) e internet (G1/GE.com) em 118 emissoras; Fomentou investimentos nas Afiliadas, cumprindo a meta do Projeto 50K, que levou o sinal digital para municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Foi sócio de empresa de consultoria na área de fusões e aquisições (M&A) para o mercado de mídia e entretenimento. É Palestrante e membro do Comitê de Gestão do Instituto CEO do Futuro (ICF). Desde 2015 é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Entre julho de 2016 e março de 2017 foi Diretor Comercial da Telebras e assessorou a Presidência da empresa até abril de 2018.

RÔMULO BARBOSA




Rômulo Barbosa é Diretor de Governança da Telebras desde abril de 2018. Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba e em Direito, pela Uniceuma. MBA em Gestão Empresarial pela ISAN/FGV; Master in Public Administration em Políticas Públicas, Gestão e Controle, pelo IDP (cursando); LL.M em Controle e Combate à Corrupção (IDP); Pós-graduação em Direito Constitucional, pelo Uniceuma; Mestrando em Direito, pelo CECGP, em parceria com a Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Atuou como Diretor Geral de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante, do Maranhão (afiliadas da Rede Globo de Televisão); Diretor Geral de Jornalismo das empresas do Grupo Mirante; Advogado; Professor Universitário (colaborador) da Faculdade São Luís; Assessor de imprensa da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba; e, menor aprendiz no Banco do Brasil. Foi participante do APG – Programa de Gestão Avançada do Grupo Amana-Key, em São Paulo; e, convidado do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América para integrar o “International Visitor Leadership Program”, em Washington, D.C. Entre outubro de 2017 e abril de 2018 foi Diretor Comercial da Telebras.